Título: Virgílio será destituído de cargos pelo PT
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 10

A inusitada aliança dos candidatos Virgílio Guimarães (PT-MG), Severino Cavalcanti (PP-PE) e Jair Bolsonaro (PFL-RJ) para denunciar a existência de um plano para fraudar a eleição de ontem na Câmara foi vista pelos colegas petistas como o último gesto desesperado do mineiro, que a partir de hoje será tratado no PT como uma espécie de morto-vivo. Ele será destituído de todas as regalias que tinha como vice-líder.

Ao levantar suspeitas sobre o processo conduzido pelo deputado João Paulo Cunha (PT-SP), até ontem presidente da Câmara, Virgílio perdeu também os amigos de décadas de militância na legenda.

João Paulo, que defendeu a candidatura de Virgílio no início do processo eleitoral, não escondia sua mágoa ontem, depois de se reunir com os cinco candidatos à sua sucessão. João Paulo e Virgílio chegaram a discutir asperamente. Na reunião, Virgílio acusou João Paulo de estar sendo parcial e de misturar a presidência da Câmara com a coordenação da campanha do candidato oficial do partido, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

¿ Virgílio, você acha que aqui tem malandro, está desconfiando da gente? ¿ disse João Paulo.

Mais tarde, João Paulo desabafou a outros colegas.

¿ Coitado do Virgilio! No desespero está chafurdando na lama e só complica ainda mais sua história.

Os petistas mais próximos de Virgílio não crêem na expulsão do colega mineiro. Acreditam que ele ficará na geladeira. Além da vice-liderança do governo, perderá a relatoria da reforma tributária e também a vaga na Comissão de Orçamento.

Encontro vai tratar da punição de Virgílio

A próxima reunião da executiva nacional do PT, na segunda-feira, deve tratar da punição de Virgílio, que deverá se restringir ao desligamento do partido. A cúpula do partido marcou para Belo Horizonte parte das comemorações dos 25 anos do PT e por isso não pretende criar um mártir em Minas.

No jantar de despedida da campanha de Virgílio, domingo à noite, a presença de menos de 50 deputados ¿ em comparação aos 192 que foram à tarde ao churrasco de Greenhalgh ¿ antecipou o clima de derrota. Foram reservadas mesas para mais de 200 pessoas, mas nem metade delas foi ocupada.

Ontem à tarde, quando a movimentação nos corredores do Congresso era intensa, Virgílio teve que divulgar uma nota oficial para desmentir que estava renunciando. Isso foi necessário porque os deputados receberam em seus gabinetes um fax, com a cópia da carta assinada por Virgílio e endereçada à bancada do PT, em dezembro, desistindo da disputa na bancada. Muito irritado e acusando os adversários de jogo sujo, ele reafirmou que sua candidatura era legítima e irreversível.