Título: FORMULAÇÃO DO ORÇAMENTO SERÁ PRIORIZADA
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 11

O novo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu em seu discurso de posse mais poder para o Legislativo na formulação do Orçamento, que, segundo ele, deve ser impositivo e não mera autorização para os gastos do governo federal:

¿ A lei do Orçamento há de evoluir. E isso significa um Orçamento mais impositivo e transparente e que garanta uma melhor qualidade do gasto público. O tema estará no topo de nossa agenda nos próximos anos.

O ex-presidente do Senado José Sarney concordou:

¿ O Orçamento deve passar de mera peça de ficção a instrumento de melhoria administrativa, com execução sem desobediência. A elaboração pelo Congresso precisa ser modificada.

Sarney diz que reforma política é necessária

Sarney disse ser necessária uma reforma política e criticou a movimentação partidária dos últimos dias, com deputados trocando de siglas, principalmente no PMDB. Já Renan vai marcar reunião com o presidente da Câmara, os líderes das duas Casas e os dirigentes dos partidos para discutir a reforma.

A nova direção do Senado foi eleita em bloco, em clima de tranqüilidade, com 75 votos a favor, um contra e uma abstenção. Não houve disputa em plenário e os candidatos foram escolhidos por suas bancadas.