Título: LIBERDADE DE IMPRENSA MOTIVA CRIAÇÃO DE REDE
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 12

Preocupados com o desejo cada vez maior de setores da sociedade de interferir na imprensa e para discutir maneiras de se promover e preservar o conceito de liberdade de expressão, a Unesco e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) lançaram ontem em São Paulo a Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa. O evento fez parte do I Encontro Regional sobre Liberdade de Imprensa, que contou com a participação de juristas ¿ como o ex-ministro da Justiça José Gregori, atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo ¿ jornalistas e estudantes de comunicação. Outros quatro encontros serão realizados em Fortaleza, Porto Alegre, Rio e Brasília. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.liberdadedeimprensa.org.br.

¿ Há ainda no Brasil uma tentativa exagerada de diversos setores da sociedade de interferir em nossa atividade nesse exercício da expressão livre que é um direito do cidadão ¿ afirmou Nélson Sirotsky, presidente da ANJ.

Segundo ele, a liberdade de expressão está sob ameaça:

¿ Existem no Congresso inúmeros projetos que, de alguma maneira, afetam esse conceito. No Poder Judiciário, há uma questão de altíssima relevância que é essa verdadeira indústria do dano moral. Ela provoca uma autocensura extremamente perigosa para os veículos e profissionais de comunicação.

Também participaram da mesa de abertura do encontro Jorge Werthein, representante da Unesco no Brasil; Andrew Radolf, conselheiro de Comunicação e Informação da Unesco para América Latina; e Roger Ferreira, secretário de Comunicação do governo de São Paulo.

Para Radolf, conselheiro regional de Comunicação e Informação para a América Latina da Unesco, a liberdade de imprensa só pode sobreviver se tiver forte apoio do público.

¿ Se as pessoas não apoiarem esses direitos básicos, perdem não apenas as empresas de comunicação, mas a população em geral. Isso porque a liberdade de imprensa afeta a liberdade de expressão das pessoas.

Radolf é contra o controle externo para a imprensa. Sem citar o Conselho Federal de Jornalismo ¿ proposta do governo federal para aumentar o controle sobre a imprensa brasileira, que já foi arquivada ¿, Radolf afirmou que a mídia tem que criar seus limites éticos.

¿ A imprensa tem que ser livre para dizer o que acha que deve ser dito, mas também determinar o que é ou não ético publicar. É uma linha muito tênue, mas são os jornais que devem estabelecer esses padrões para o que consideram bom jornalismo ¿ disse ele.