Título: PT QUESTIONA FILIAÇÕES EM FORTALEZA
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 12

O diretório municipal do PT de Fortaleza está questionando a filiação ao partido de 1.457 pessoas, num processo conduzido pela executiva estadual, e vai propor a impugnação de todos alegando descumprimento do estatuto partidário. O estatuto dá à instância municipal a prerrogativa de conduzir novas filiações.

O debate transcende a formalidade burocrática. Foram levantadas até suspeitas de fraudes porque algumas pessoas teriam alegado nunca ter se filiado. O que está em jogo é a disputa pela hegemonia do partido. A maioria dos novos filiados estaria ligada ao Campo Majoritário, grupo moderado que tem o controle da executiva estadual e a maioria também na executiva nacional. À executiva municipal estão ligadas as alas mais à esquerda como a Tendência Marxista e a Democracia Socialista, da prefeita Luizianne Lins.

Cadastramento foi encerrado em setembro

Nas eleições do ano passado, o diretório estadual entrou em choque com o diretório municipal quando seus principais representantes, como os deputado federal José Pimentel e o deputado estadual José Nobre Guimarães, irmão do presidente nacional do partido, José Genoino, apoiaram Inácio Arruda (PCdoB) no primeiro turno em detrimento da candidata petista, Luizianne Lins.

O cadastramento foi encerrado em setembro do ano passado, um ano antes do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, quando serão eleitos os futuros presidentes e membros dos diretórios municipal, estadual e federal. São eles que decidirão políticas de alianças e conduzirão o debate sobre as eleições de 2006. As 1.457 filiações questionadas estão entre os 4.506 petistas que estarão aptos a eleger os futuros dirigentes do partido.

Diretório estadual encaminhou as fichas

O cadastro de novos filiados foi feito pelos gabinetes dos deputados, comitês de filiação e lideranças comunitárias. Pelo estatuto do partido, as fichas deveriam ser entregues ao diretório municipal que as encaminharia à executiva nacional. No entanto, foi o diretório estadual que recebeu e fez o encaminhamento.