Título: TERRENO FÉRTIL PARA CULTIVOS ILEGAIS
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, Economia, p. 22

Ao levar em conta pela primeira vez, num estudo sobre a produção agrícola da América Latina, a existência de cultivos ilegais de coca e papoula ¿ para a produção, respectivamente, de cocaína e de ópio ¿ o Banco Mundial (Bird) chegou à conclusão de que tais plantações crescem devido à falta incentivos governamentais para que os trabalhadores rurais tenham a oportunidade de se dedicar a atividades que lhes dêem um rendimento digno.

Segundo os economistas do Bird, a atual política de erradicação dessas plantações ¿ por meio da pulverização de venenos ¿ não é a mais adequada para resolver o problema e melhorar as condições sociais das famílias afetadas com a perda dessa produção. O que acontece, na prática, é que os lavradores compensam as plantações destruídas cultivando ainda mais.

¿Incentivos para a produção de cultivos legais, particularmente bananas, poderiam ter um maior potencial do que a erradicação¿, afirma um trecho do estudo divulgado ontem pelo Bird. A instituição evitou, como tem feito o próprio Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgar cifras específicas sobre quanto a produção ilegal de drogas contribui para a economia dos países.

O estudo considerou apenas evidências superficiais. Segundo o documento, a localização de atividades ilícitas e legais é determinada por características nacionais ¿que vão além das condições climáticas e naturais¿. O Bird acrescenta: ¿Em outras palavras, oportunidades econômicas legais reduzem a probabilidade de que os trabalhadores de uma região escolham participar de atividades alternativas ilícitas; ao mesmo tempo em que a lei e a ordem tendem a promover a emergência de oportunidades econômicas legais¿.