Título: LIDERANÇA POLÍTICA E BILHÕES DE DÓLARES
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O Mundo, p. 26

Para grande parte da população libanesa, Rafik al-Hariri encarnava o sonho de fazer do dividido país uma nação unificada. Para outros, sua mistura de poder político e econômico o tornara suspeito de usar cargos eletivos para aumentar sua fortuna ¿ avaliada em US$3,8 bilhões (R$9,8 bilhões). Mas para todos o assassinato de Hariri significa a perda da única referência política pós-guerra civil.

Hariri nasceu numa família modesta de Sídon. Aos 21 anos, em 1965, emigrou para a Arábia Saudita para ser professor de matemática. Depois se tornou contador e conseguiu fundar uma construtora. A virada financeira ocorreu em 1977, quando o governo saudita precisava de mais hotéis para acomodar visitantes para uma reunião religiosa em Riad. Hariri construiu o Hotel Taif Intercontinental num tempo que outras firmas disseram ser impossível. Com isso, ganhou as graças da família real saudita e licitações para a construção de palácios e hospitais.

As investidas para o retorno à sua terra natal, que desde 1975 vivia uma sangrenta guerra civil, começaram em 1982, quando passou a doar milhões de dólares para caridade e pagar estudos universitários de 15 mil libaneses. Ele conseguiu a liderança política do Líbano em 1989, quando bancou a conferência de paz de Taif, levando para Riad 62 líderes de todas as correntes libanesas.

Depois do fim da guerra civil, em 1990, não demorou a ser eleito primeiro-ministro em 1992. Nos últimos 13 anos, esteve mais de dez no poder. Sua maior obra foi a reconstrução de Beirute, destruída na guerra. Críticos lembram que grande parte das obras foi realizada por empresas de Hariri.

Em outubro deixou o cargo por discordar da ampliação do mandato do presidente Émile Lahoud e vinha pedindo a retirada de tropas sírias do país.

Logo que assumiu o poder, Hariri foi perguntado se queria entrar para a História como a pessoa que salvou o Líbano:

¿ Quero entrar para História por estar vivo, não como alguém que morreu no cargo.