Título: BLAIR FAZ MEA-CULPA E DIZ QUE FOI ARROGANTE
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O Mundo, p. 28

Num morno mea-culpa pré-eleitoral, o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, admitiu na convenção trabalhista que os anos de governo o fizeram resvalar para a arrogância e que ele desenvolveu um tipo de atitude de quem sabe tudo e não ouve os outros.

Blair fala de ¿decisões difíceis¿ do passado

Alvo de forte oposição popular e contundentes críticas até de aliados de seu próprio partido por alinhar-se incondicionalmente aos Estados Unidos na invasão do Iraque, Blair voltou a referir-se a ¿decisões difíceis¿ tomadas no passado e disse ter aprendido lições, tornando-se ¿um pouco mais sábio¿. Ele afirmou que passou a escutar mais o que os outros tinham a dizer.

¿ Se você não tiver cuidado, ¿fazer a coisa certa¿ acaba se tornando ¿eu sei o que é melhor¿ ¿ penitenciou-se.

Favorito absoluto nas pesquisas de opinião para as eleições, que provavelmente se realizarão em maio, ele pediu uma nova chance aos britânicos e disse que vai reorientar o foco das ações do governo para temas domésticos. Blair foi diplomático e humilde.

¿ Não é uma má idéia pensar nisso em termos de qualquer outro relacionamento: vocês, o povo britânico, e eu, a pessoa que escolheram como primeiro-ministro. Agora vocês têm de sentar-se e decidir se querem que o relacionamento continue ¿ disse ele, acrescentando, no entanto, que um governo conservador seria um retrocesso para o país.

Conservadores dizem que povo desconfiará do premier

O líder conservador, Liam Fox, aproveitou o mea-culpa de Blair para atacá-lo e tentar melhorar as chances de seu partido nas urnas. Segundo Fox, o premier enganou o país em temas como impostos, serviços públicos e Iraque.

¿ Tony Blair perdeu o contato com a Grã-Bretanha e esqueceu as prioridades de milhões de pessoas que já lhe deram duas chances. Agora ele diz ¿estamos de volta¿ e espera que elas lhe dêem outra chance, mas as pessoas ficarão céticas sobre sua capacidade de cumprir promessas ¿ disparou ele.

A data do pleito ainda não foi marcada, mas assume-se no país que será 5 de maio, dia das eleições para as câmaras de vereadores. Blair brincou ao falar sobre a data e pediu energia aos trabalhistas para vencerem nas urnas.

¿ O dia 5 de maio é o foco das eleições, para as câmaras de vereadores do país, é claro. Mas se alguma outra coisa aparecer naquele dia, já estamos prontos, não é mesmo? Vamos para as ruas fazer campanha para vencer nesse dia ¿ exortou.