Título: PT TEM BOLO PT tem bolo com 25 velinhas
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, Segundo Caderno, p. 8

OPT faz bodas de prata consigo mesmo. Há 25 anos, o Partido nasceu com um trauma fundamental: ser um partido ¿revolucionário¿ que queria pertencer ao Sistema político nacional. Se fosse um mero PCB, algo assim, viveria sem dilemas, navegando no torturante (e delicioso) mundo da impossibilidade, sem compromissos com a vida real. Mas o PT nasce com o desejo ambivalente de ser subversivo e governo ao mesmo tempo. Lula, no entanto, sempre esteve do lado da complexidade, do óbvio nacional, mas seus correligionários e ¿conselheiros¿ sempre o viram como um ¿primitivo operário¿ a ser usado para fins marxistas, como declararam uspianos e companheiros românticos na época. Não perceberam que Lula é que era o ¿novo¿. Seus seguidores ou pretensos ¿bedéis¿ é que precisavam se adaptar a ele. Graças a Deus, Lula é o mais inteligente deles todos. Isso é visível a olho nu no filme de João Moreira Salles: Lula vê mais longe que aqueles que o cercam, todos com cara de bolchevistas vigilantes, como se ele ainda fosse o jovem operário que ¿inspirava cuidados¿. No filme e na vida, Lula fala sempre com ressalvas, com humor, sem palavrinhas típicas da esquerda burra. Lula viu que sapo barbudo não toma o poder e aprendeu com os erros do Partido. Lula viu que foi um absurdo não apoiar Tancredo nas eleições indiretas. Viu também que foi um vexame o PT ser ativo na Constituição de 88 mas, depois, se recusar a assiná-la. Percebeu que foi um erro pavoroso ser contra o Plano Real, que salvou o país da derrocada. Depois assistiu ao pânico que o PT tem de ser ¿governo¿, diante da sabotagem aos governadores do PT eleitos: Vitor Buaiz e Cristovam Buarque. Lula foi aprendendo. Depois da tosca tentativa de ¿pragmatismo petista amador¿ no Rio, Lula viu que a aliança com aquela anomalia populista chamada Garotinho foi também um equívoco, destruindo o PT na cidade maravilhosa, alem de ser desmoralizado como ¿partido da boquinha¿.

Em suma, Lula aprendeu, outros continuam errando. O fenômeno da burrice é muito importante na análise dos ¿utópicos¿. Depois de eleito, começou o inferno dos ¿babás e heloísas¿, o fogo amigo atrapalhando a vida política. Mas Lula entregou os ministérios essenciais a pessoas cultas e competentes e deixou para cuidar dos malucos agora, no meio do mandato. E aí é que mora o perigo.

O PT é contra a psicanálise, mas quer fazer uma falsa terapia de grupo, agora que completa 25 anos e já declarou na boca de um radicalzinho, o secretário Sílvio Pereira, que este ano não vai ter show, nem Zezé di Camargo nem Luciano, nem confetes, pois vai ser um show ¿à antiga¿. E diz que ¿haverá uma forte guinada à esquerda¿. Está chegando a hora da saudade regressista.

Mas não é verdade que o PT queira mesmo fazer uma psicanálise. Eles são resistentes por definição. Os moderados estão indo como bois para o corte, pois têm a esperança oportunista de que poderão criar uma agenda e discursos mais ¿militantes¿, mais ¿de esquerda¿ para inglês ver, de modo a fazer o marketing da melancia ao contrário ¿ vermelhos por fora e verdes por dentro.

Por outro lado, os radicais de carteirinha querem vergar o partido para o lado do impossível socialismo, para agradar aos intelectuais e artistas sonhadores que estão tristinhos com a realidade do poder. A turma ignorante do PT quer a volta do passado, quando os discursos soavam claros e simplistas, querem amar gente como Hugo Chávez e atender aos articulistas que choram pela utopia, por d. Quixote. Antonio Palocci estará sozinho na reunião, sem sua tropa de choque técnica, os chamados ¿neoliberais traidores que querem autonomia do Banco Central e que ousam apoiar o agronegócio¿ (que está nos salvando). Zé Dirceu, que é meio paranóico mas tem prática política, já se assustou e disse que vai ser ¿nitroglicerina pura¿.

Por outro lado é incrível que, em dois anos e meio, nem os intelectuais que choram, nem os dissidentes que berram, ninguém, ninguém apresentou nenhum plano claro, objetivo, técnico, possível, para mudar o rumo da política econômica e social do país. Só falam em idéias gerais, adjetivos, só sabem reclamar dos juros altos, falam em FMI, xingam o Meirelles, mas ninguém sabe o que fazer. Esse divã coletivo do PT tende a ser apenas o travestimento de um velho ideário com casca nova. O perigo é que desviem o governo para um equívoco populista em 2006, abrindo caminho para Garotinho, mais legível para analfabetos e agradável a velhos oportunistas de direita ¿ o maior risco que o país corre. O que sempre ferrou o Brasil foi a canalhice da direita e a ingenuidade da esquerda.

Um dirigente do MST, Jaime Amorim, já disse que não será aliado do ¿governo¿. O vice-secretário do PT, Pomar, também disse que ¿alguém tem de ser de esquerda nisso tudo, e o PT tem de ser o bedel do governo¿. Os radicais são o Hamas do PT moderado.

O PT vive embaraçado, enrolado dentro de palavras e frases feitas. O PT é falado pela linguagem de seus discursos, que aprisionam seu pensamento. A palavra ¿governo¿, por exemplo, é um dos impasses que o PT vive. ¿Governo¿, para eles, está associado à coisa ¿reacionária¿, à sujeira do mundo real. Assim como, para eles, ¿Estado¿ é sua antítese, ¿Estado¿ tem a ressonância leninista de ser o ¿centro¿ do amor ao povo, desde que corretamente ¿ocupado¿, aparelhado pelos homens de bem, eles, os ¿sujeitos da História¿. Outra palavra que dá medo aos velhos comunas é ¿democracia¿. Fingem acreditar nela, mas acham que é coisa de burguês canalha. Outra palavra que amam é ¿utopia¿: ¿Ahhh... não podemos viver sem utopias...¿ ¿ eles gemem, deliciados com esse paraíso vermelho onde eles viverão como islâmicos com odaliscas. Outras: revolução, militância, ¿socialismo¿, com as quais eles continuam a sonhar. Já imaginaram o Brasil socialista com Greenhalgh e Gushiken programando nossas vidas? Graças a Deus, o Lula é muito inteligente para se deixar levar por otários sonhadores que estão destruindo essa grande oportunidade política que conquistaram.