Título: OS 300 PICARETAS DE LULA
Autor: Maria Lima/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 16/02/2005, O País, p. 4

Os 300 votos que deram a vitória ao deputado Severino Cavalcanti na disputa pela presidência da Câmara remetem irremediavelmente a um episódio de dez anos atrás: a música "Luiz Inácio (300 picaretas)", dos Paralamas do Sucesso, que citava a frase do então candidato derrotado à Presidência da República e presidente do PT sobre os "300 picaretas do Congresso". A canção, um rap-repente, lamentava a ignorância do povo brasileiro e dava, ironicamente, parabéns aos coronéis da política: "Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou/São trezentos picaretas com anel de doutor/(...) Eles ficaram ofendidos com a afirmação/Que reflete na verdade o sentimento da nação".

Na ocasião, em junho de 1995, o deputado Bonifácio Andrada (PTB-MG) conseguiu um mandado de segurança para impedir que o grupo cantasse a música em um show no ginásio da Academia de Tênis, na capital federal.

Segundo disseram os Paralamas na época, a música não estava no roteiro do show. A reação do grupo à intimação recebida foi tocar "Proteção", da banda brasiliense Plebe Rude, uma canção contra a censura.

No show, o cantor dos Paralamas, Herbert Vianna, disse que não estava difamando o Congresso - alegação do deputado para impetrar o mandado de segurança.

- Sou apenas um cidadão médio que lê jornais todos os dias - disse Vianna. - O que está na música não é diferente do que sai nos jornais. Por que eu não posso cantar?