Título: ONG DE DEFESA DE HOMOSSEXUAIS DIVULGA PROTESTO
Autor: Letícia Lins/Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 16/02/2005, O País, p. 8

O Grupo Arco-Íris, ONG de defesa dos direitos dos homossexuais, lamentou a eleição do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) para presidente da Câmara. O presidente da ONG, Cláudio Nascimento, disse que o deputado é contrário aos direitos dos homossexuais e das mulheres. Em nota divulgada ontem, Nascimento afirma que foi com perplexidade e preocupação que o Grupo Arco-Íris recebeu a eleição de Severino.

"Sentimos o temor de que o senhor Severino Cavalcanti - um deputado de trajetória política sabidamente contrária aos direitos de homossexuais e aos direitos das mulheres - no exercício do seu mandato de presidente da Câmara possa ser o gestor de sérios entraves às lutas em favor da cidadania e direitos humanos empreendidas pela comunidade GLBT de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e outros segmentos sociais em nosso país," diz a nota.

ONG: homossexuais vão lutar contra o preconceito

Para a ONG, o deputado Severino Cavalcanti não pode deixar que suas convicções político-pessoais interfiram na agenda e nas respostas "que o Legislativo precisa dar aos direitos da comunidade GLBT e demais políticas para o combate a violação aos direitos humanos". O texto ainda afirma que "ele detém um poder em nossa República que deve ser pautado pelo respeito à laicidade do Estado, aos direitos humanos e ao tratamento igualitário das demandas da sociedade brasileira, sob pena de perder a legitimidade e autoridade como presidente da Câmara dos Deputados."

Nascimento diz que os homossexuais vão lutar por uma pátria livre de preconceitos. Para isso, ele assegura que este ano estarão mais de três milhões de pessoas nas ruas, por meio das paradas do Orgulho GLBT, "cobrando da Câmara dos e do Senado a imediata aprovação do projeto de lei que reconhece a união civil entre pessoas do mesmo sexo."