Título: SEMINÁRIO DO PT COM MINISTROS NO RIO É CANCELADO
Autor: Maria Lima/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 16/02/2005, O País, p. 10

O Campo Majoritário, agrupamento de correntes que domina o PT há uma década, cancelou o seminário nacional marcado para o fim de semana. O evento tinha como objetivo preparar caminho para a recondução de José Genoino à presidência nacional do PT, mas foi cancelado por causa da derrota do partido na eleição para presidência da Câmara. O seminário do Campo Majoritário aconteceria sábado e domingo, no Rio, e era o primeiro passo da cúpula petista rumo ao Processo de Eleição Direta (PED), que começa oficialmente dia 18 de maio. É nos seminários que as tendências internas do PT decidem chapas e teses para o PED e para o Encontro Nacional, em dezembro. Ministros e dirigentes petistas estariam presentes.

A realização do seminário no calor da derrota, segundo dirigentes do partido, poderia transformar o evento em palco para ataques contra Genoino, considerado um dos principais responsáveis pela derrota de Luiz Eduardo Greenhalgh.

A ordem é deixar a poeira baixar antes que qualquer decisão seja tomada, para evitar divisões mais profundas no partido. Isso inclui a punição ao deputado Virgílio Guimarães.

- Faremos um balanço político como um todo e não de apenas uma parte do problema. Não estamos preocupados com assuntos punitivos agora - disse Paulo Ferreira, secretário de Assuntos Institucionais do PT.

Erros de articulação na escolha do candidato

Integrantes da esquerda petista e do próprio Campo Majoritário consideram Genoino um dos maiores derrotados com a eleição de Severino Cavalcanti.

- O Severino depois recompõe com o governo - amenizou um cardeal petista.

A avaliação do PT é que Genoino se expôs demais e, por isso, saiu chamuscado.

- Ele poderia ter mudado o nome quando percebeu que o Greenhalgh sofria resistências. Mas este é um padrão histórico de comportamento do núcleo paulista do PT. Quando fecha um nome é para ir até o fim. Mesmo que seja para perder, não deixa ninguém na mão - disse um dirigente.

Petistas também debitam na conta de Genoino erros de articulação na condução interna do processo de escolha do candidato na bancada do PT, nas tentativas de demover Virgílio e na relação com os partidos aliados.