Título: LULA, O GRANDE AUSENTE NO PARÁ
Autor: Jaílton de Carvalho/Rodrigo
Fonte: O Globo, 16/02/2005, O País, p. 14

A ausência mais sentida no enterro da freira americana Dorothy Stang, no Pará, foi a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem estava na Guiana. Desde que assumiu a Presidência, Lula esteve em velórios e enterros de muitas pessoas que não eram tão afinadas com as bandeiras do PT ou com os direitos humanos. Lula chegou a dizer que ficou chateado com o crime, que teve repercussão internacional, porque conheceu a missionária durante uma das caravanas da cidadania.

Em 1988, então presidente do PT, foi diferente: Lula fez um discurso contundente no enterro do líder dos seringueiros Chico Mendes, no Acre. Ele disse que o crime ocorreu por falhas das polícias Federal e Militar, do Ministério da Justiça e da Presidência da República por tratar com descaso os conflitos na região.

Em outubro de 2003, Lula esteve no velório do deputado José Carlos Martinez, um aliado recente e nada próximo do PT, presidente nacional do PTB, que morreu na queda de um avião.

- O povo do Paraná e o povo que acompanha a política sabem da importância excepcional que o Martinez estava tendo para o governo e para a política nacional. Foi um parceiro excepcional - disse Lula no velório.

O mais recente velório em que esteve foi o do presidente do PDT, Leonel Brizola, quando foi recebido com vaias e gritos de traidor. A hostilidade foi tão intensa que Lula ficou apenas cinco minutos com a família de Brizola.

O presidente também esteve no velório do alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Sergio Vieira de Mello, morto no Iraque, no do senador Lauro Campos, em que chegou a chorar, e compareceu ao enterro do jurista Evandro Lins e Silva. Lula estava abatido e emocionou-se durante a missa de corpo presente.

Emocionado a ponto de encerrar o discurso por causa das lágrimas, Lula participou do velório de 19 dos 21 técnicos que morreram na Base de Alcântara, no mais trágico acidente em plataforma de lançamento de foguetes no Brasil, em agosto de 2003.