Título: EX-TUPAMAROS COMANDAM CONGRESSO URUGUAIO
Autor: Janaína Figueiredo
Fonte: O Globo, 16/02/2005, O Mundo, p. 31

Após vencer as eleições presidenciais em outubro de 2004, com 51% dos votos, a coalizão Encontro Progressista/Frente Ampla/Nova Maioria assumiu ontem a liderança do Congresso uruguaio, com dois ex-guerrilheiros do Movimento Tupamaros na presidência de ambas as casas: José "Pepe" Mujica é o novo presidente do Senado, enquanto o comando da Câmara dos Deputados coube a Nora Castro - fato inédito na História do Uruguai e que ocorre duas semanas antes da posse do presidente eleito, Tabaré Vázquez.

- Esta é uma mudança radical que ajudará a melhorar a situação dos setores mais desprotegidos da sociedade uruguaia. Este momento será lembrado pelos uruguaios por muitas décadas - disse ao GLOBO o senador Rafael Michelini, filho de Zelmar Michelini, senador uruguaio assassinado em Buenos Aires durante a ditadura (1973-1985), vítima da chamada Operação Condor.

Para o congressista da Frente Ampla, "o novo Congresso dará sinal verde a leis sociais e iniciativas em defesa dos direitos humanos".

- Vamos lutar para saber a verdade. Este é o Congresso que escolheram os uruguaios e este é o Congresso da mudança, para todos - enfatizou Michelini.

Ex-presa política é uma das mais aplaudidas

A coalizão liderada por Tabaré passou a ter maioria absoluta na Câmara, com 52 deputados do total de 99 cadeiras. No Senado, a Frente Ampla tem 16 representantes, de um total de 30. Uma das grandes novidades do dia foi a eleição de Nora para a presidência da Câmara.

- Pela primeira vez na História constitucional de nosso país uma mulher exercerá a presidência da Câmara - afirmou a ex-presa política, uma das personalidades mais aplaudidas na cerimônia.

O senador e futuro ministro da Economia, Danilo Astori, afirmou que o futuro governo "tem plena consciência que está sendo iniciada uma nova etapa no país, não somente pela chegada de um governo de esquerda, mas basicamente porque este novo governo foi capaz de aliar-se com outros movimentos e criar uma grande coalizão".

O novo presidente do país será empossado no dia 1º de março, em Montevidéu, com a presença de importantes autoridades latino-americanas, entre as quais os presidentes Lula, Néstor Kirchner, da Argentina, e Hugo Chávez, da Venezuela.