Título: Tropas do Exército começam a chegar a Altamira
Autor: Rodrigo Rangel/Ismael
Fonte: O Globo, 17/02/2005, O País, p. 8

As tropas do Exército que vão apoiar as ações policiais em Anapu começaram a desembarcar ontem à tarde em Altamira. Porém, o deslocamento até Anapu, a 140 quilômetros de Altamira, só deve começar hoje. Cerca de 170 soldados devem participar das operações nesses primeiros dias. Mas o Centro de Comunicação Social do Exército informou, em Brasília, que serão empenhadas na operação tropas de Marabá, Manaus e Belém, totalizando dois mil homens.

No desenvolvimento das operações, segundo o Exército, poderão ser empregadas tropas do Comando Militar do Nordeste baseadas em Recife; da Brigada de Infantaria Pára-Quedista, do Rio; da Brigada de Operações Especiais, de Goiânia; e do Comando de Aviação do Exército, que fica em Taubaté (SP). O comandante é o general Jairo Nass, que ficará em Altamira.

A primeira leva de soldados desembarcou no aeroporto de Altamira por volta de 13h, trazidos de Belém. Os militares são do 2º Batalhão de Selva e chegaram a bordo de um Hércules C-130. À noite chegaram mais 63 soldados. A eles irão se juntar mais 45 soldados vindos de Manaus. A tropa de Marabá se deslocará por terra e ficará alojada em Anapu ou Pacajá.

As tropas do exército serão usadas em apoio às ações do governo federal e estadual para conter a onda de violência desencadeada com a morte da missionária Dorothy Stang. Antes do embarque, o comandante se reuniu com as polícias Civil e Militar para estabelecer estratégias de ação na área.

- Em princípio daremos suporte para as polícias Federal e Civil, que terão de cumprir mandados de busca e apreensão e efetivar os mandados de prisão preventiva - disse o general

Militares darão apoio logístico

O Exército proporcionará, ainda, apoio logístico e transporte aéreo aos órgãos empregados. Para cumprir essa missão haverá o deslocamento imediato de forças do 2º Batalhão de Infantaria de Selva e da 5ª Companhia de Guarda de Belém para Altamira. Três helicópteros de transporte de tropas do Exército já seguiram para Altamira e Marabá nesta quarta-feira. Os soldados, que estão alojados no quartel da 51º Batalhão de Infantaria de Selva, em Altamira, seguirão de caminhão até Anapu.

- São homens treinados para resolver situações de conflito, mas sem poder de polícia - disse o capitão do Exército Dimas Nascimento, que comandou o transporte dos soldados.

A pequena Anapu, de 7.200 habitantes, aguarda com temor a chegada dos homens do Exército anunciada anteontem pelo Palácio do Planalto. O medo maior é de a ação militar, ao lado do prometido aperto na fiscalização contra posseiros e grileiros, acabar afetando a modesta economia da cidade, que tem como sua maior fonte de renda o dinheiro proveniente da extração de madeira da Amazônia.

- Ninguém sabe o que vai acontecer de agora em diante, porque o movimento daqui a gente sabe que vem da madeira. Se pararem as serrarias, a cidade pára - afirmou o comerciante Francisco Cleodon Andrade.

- Com certeza vai diminuir a circulação de dinheiro na cidade - prevê, preocupado, José Carlos Mendes da Silva, dono de uma pequena pensão em Anapu.

A cidade só tem um posto bancário e nenhum supermercado (tem apenas cinco mercearias de médio porte).