Título: GOVERNO FAZ INVESTIMENTO NA BAIXADA
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 17/02/2005, O País, p. 13

O Palácio do Planalto iniciou uma contra-ofensiva às ações políticas do secretário de Governo do Rio, Anthony Garotinho, num de seus principais redutos eleitorais: a Baixada Fluminense. Amanhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe um grupo de prefeitos da região liderados pelo petista Lindberg Farias (Nova Iguaçu) para anunciar um plano de saneamento básico.

Segundo ministros e auxiliares de Lula, será uma reação à retaliação que sofreu Lindberg no início do ano, quando o governo estadual rompeu convênios com Nova Iguaçu. A Baixada, que tem quatro milhões de habitantes, é uma das regiões mais populosas do estado.

Lula pediu estudo sobre necessidades da região

Lula encomendou um estudo ao chefe da Casa Civil, José Dirceu, para fazer uma radiografia das maiores necessidades da Baixada. O estudo, que deve ser apresentado hoje, aponta o saneamento básico como o principal problema. Mas o presidente quer primeiro ouvir dos prefeitos um diagnóstico da situação para elaborar, em conjunto, um plano de políticas públicas para os 13 municípios da região. E, a partir daí, providenciar as verbas necessárias.

Para marcar a diferença de postura, Lula convidou prefeitos de todos os partidos: os peemedebistas Washington Reis (Duque de Caxias), Maria Lúcia (Belford Roxo) e Nelson do Posto (Guapimirim): o tucano Pastor Bruno (Japeri), o pefelista Carlo Busatto Junior (Itaguaí), o petista Artur Messias (Mesquita), além de Aarão Moura Brito (Mangaratiba) e Núbia Cozolino (Magé), que são do PSC, legenda aliada de Garotinho.

Lindberg: "Lula faz política com P maiúsculo"

Lula deve ainda assinar a liberação de verbas de projetos da Funasa no valor de R$13 milhões, para Magé e Seropédica.

- Lula vai fazer política com P maiúsculo no Rio. Vamos mostrar que é possível fazer uma política ampla, sem retaliações e pensando no desenvolvimento da região - disse Lindberg, que preside a Associação dos Prefeitos da Baixada Fluminense.