Título: DEZ POLICIAIS SÃO CONDENADOS POR TORTURA EM SP
Autor:
Fonte: O Globo, 17/02/2005, O País, p. 15

A juíza da 16ª Vara do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian Felippe, condenou a 12 anos e seis meses de prisão dez policiais militares acusados de tortura, entre eles um tenente. Eles são acusados de torturar Roberto Carlos dos Santos e Natacha Ribeiro dos Santos em 24 de fevereiro do ano passado. O casal era suspeito de tráfico de entorpecentes.

Os policiais militares já estão presos desde maio do ano passado. São eles: Vitor Maximino de Melo, Vicente de Paula Torres Santos, Valdenir Gomes Arantes, Márcio Rogério Bueno de Godói, Frederico dos Santos Valério, Issa Caron Sarraf, Antonio Roberto Alves Junior, Sérgio Marcelino da Costa, Paulo Augusto Nogueira e Jeferson dos Santos.

O casal havia sido surpreendido com pequena quantidade de maconha. De acordo com a sentença do Tribunal de Justiça, um dos policiais reconheceu Roberto Carlos como sendo a pessoa que, meses antes, surpreenderam com um cigarro de maconha e que deixaram de prender em flagrante mediante a promessa de pagamento em dinheiro de R$6 mil. Roberto Carlos teria dado apenas R$1 mil. Juntos, os policiais resolveram castigá-lo pelo não pagamento da propina.

Natacha e Roberto Carlos teriam sido retirados do bar em que estavam e foram levados para um lava-rápido e, em seguida, para uma casa, onde foram torturados. Ali, foram submetidos a agressões físicas. A mulher foi ameaçada de estupro.

As torturas acabaram quando os policiais encontraram dois tijolos de maconha na casa do casal, que foi levado para a prisão. Dois dias depois de preso, Roberto Carlos foi encontrado morto na cela.

Logo após a prisão, Roberto Carlos e Natacha haviam passado por uma perícia no Instituto Médico-Legal (IML) que comprovou as lesões. O processo sobre a morte do rapaz ainda está em tramitação. Natacha aguarda em liberdade o julgamento do processo sobre tráfico de entorpecentes.