Título: AVANÇO RECORDE DO EMPREGO FORMAL EM JANEIRO: 115,9 MIL VAGAS ABERTAS
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 17/02/2005, Economia, p. 25

O mercado de trabalho vem apresentando o mesmo dinamismo de 2004, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho. No mês passado, houve aumento de 115.972 postos de trabalho formais, o correspondente a 0,47% a mais do que em dezembro. Segundo o ministro Ricardo Berzoini, foi o melhor resultado já registrado para meses de janeiro. Esse desempenho se deveu a uma mistura de aquecimento da demanda interna e elevação das exportações, apesar da valorização do câmbio, que começou em setembro de 2004.

Apesar do bom resultado, Berzoini disse estar preocupado com os efeitos, a longo prazo, da valorização do real frente ao dólar nas exportações. Caindo as vendas externas, haveria um impacto negativo no mercado de trabalho. A preocupação com o câmbio, aliás, também já foi demonstrada pelos ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Agricultura, Roberto Rodrigues.

- De qualquer forma, isso ainda não aconteceu e, certamente, não acontecerá a curto e médio prazos. As informações que temos recebido de grupos empresariais é no sentido de expansão do emprego em fevereiro - disse o ministro. - Os juros nem preocupam tanto, porque o crédito está aumentando.

Destaque para construção civil, serviços e indústria

Pelos dados do Caged, todos os setores da economia apresentaram variação positiva, com destaque para serviços (0,56%), indústria de transformação (0,56%) e construção civil (0,78%). A variação acumulada em 12 meses atingiu 6,63% sobre o estoque de empregos com carteira assinada no país, representando 1,539 milhão de novos postos.

Em serviços, observou-se o maior crescimento para meses de janeiro, sobretudo em comércio e administração de imóveis, alojamento e alimentação, transportes e comunicação. A indústria de transformação registrou seu segundo melhor desempenho para meses de janeiro (a primeira foi em 2004, quando houve expansão de 0,7%). Os melhores desempenhos ocorreram nas indústrias de borracha, couros e peles, metalurgia, material de transporte, química e mecânica.