Título: Polícia suspeita que mandante da morte de freira tenha fugido de avião
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O País, p. 4

VIOLÊNCIA NO CAMPO: `ESTAMOS CHECANDO AS AERONAVES QUE CHEGARAM E SAÍRAM¿

Pista improvisada em fazenda vizinha ao assentamento teria sido usada

A Polícia Federal suspeita que o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, tenha fugido da região de Anapu num avião monomotor um dia após a morte da missionária Dorothy Stang. Bida é suspeito de ter encomendado o assassinato. O avião pousou no dia do crime numa pista improvisada situada na fazenda vizinha ao assentamento onde a freira foi morta. A aeronave, que até ontem não havia sido identificada, decolou na manhã de domingo para um destino também desconhecido.

¿ Estamos checando todas as aeronaves que chegaram e saíram naquele período ¿ disse o delegado Walame Fialho, da Polícia Federal.

Abandono de crianças é pista

Embora a polícia garanta que as investigações feitas até agora sejam suficientes para apontar com segurança os responsáveis pelo crime, há elementos que ainda são um mistério. No mais intrigante deles, os policiais tentam descobrir por que cinco irmãos entre 2 e 8 anos de idade foram abandonados pelos pais, que trabalhavam para Bida. As crianças foram encontradas pela polícia sozinhas, na casa onde vivem, dentro da propriedade do fazendeiro. Não sabiam dizer para onde foram o pai e a mãe.

¿ Eles (os pais) fugiram de noite. Fugiram com medo ¿ disse um primo dos meninos, que ontem também foi posto sob a guarda da polícia.

Os delegados responsáveis pelo caso investigam a possibilidade de os pais terem sido mortos, por queima de arquivo ou por represália de colonos aliados da freira morta.

¿ Aqui nesta região tudo é possível ¿ disse um delegado da Polícia Civil do Pará.

As crianças foram levadas pela polícia para um lugar seguro, no centro de Anapu, a mais de 50 quilômetros de onde foram encontradas.

Caminhonete tem marca de tiro

Os policiais civis e federais também encontraram duas caminhonetes que foram abandonas na região do crime ¿ uma quebrada e com marcas de tiro e outra atolada e queimada.

A primeira, uma Mitsubishi L200, é de propriedade do fazendeiro Bida, o suposto mandante do crime. Foi encontrada numa fazenda a 78 quilômetros do Centro de Anapu, com uma marca de tiro. A outra caminhonete é uma F-350 de cor prata, que seria de Amair Feijoli da Cunha, o Tato, procurado sob acusação de ser o intermediário do assassinato de Dorothy Stang. O veículo foi encontrado numa ladeira bem perto do lugar onde a freira foi morta. Estava presa na lama, com a parte dianteira chamuscada por fogo. A polícia acredita que o motor tenha fundido durante a tentativa de fuga, no esforço para desatolar o veículo.

A polícia ouviu o depoimento de testemunhas que contaram ter ouvido de Tato, horas antes, que precisaria sair da região.

¿ Ele falou com alguns colonos que estava indo embora porque a polícia estava chegando e poderia sobrar pra ele ¿ disse o delegado Walame Fialho.

Tato era uma espécie de capataz de Bida. Segundo a polícia, ele também fazia grilagem de terras na região. Capixaba, chegou ao oeste paraense em dezembro de 2002 e, desde então, havia morado em cinco municípios.

Disputa comum quando é preciso dividir com outra corporação a tarefa de investigar, a Polícia Civil do Pará e a Polícia Federal trabalham em conjunto, mas nem por isso trocam todas as informações que conseguem.

Competição para elucidar crime

A exemplo do que ocorreu recentemente na investigação do assassinato dos fiscais do trabalho em Unaí (MG), a competição velada pela elucidação mais rápida se repete em Anapu, a despeito do discurso do governo em favor da integração de esforços.

¿ Tem coisa que eles (os policiais federais) não passam para a gente, mas nós também temos informação que eles não têm ¿ disse um delegado da Polícia Civil.