Título: PF prende 15 acusados de grilagem em Tocantins
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O País, p. 5

VIOLÊNCIA NO CAMPO: GRUPO É SUSPEITO DE INVADIR TERRAS DA UNIÃO, FORJAR TÍTULOS E DEPOIS VENDER AS PROPRIEDADES

Operação Terra Nostra vai investigar se fazendeiros, pistoleiros e servidores estão ligados à morte da freira no Pará

Numa operação batizada de Terra Nostra, a Polícia Federal prendeu ontem 15 pessoas de uma organização de 21 fazendeiros, pistoleiros, servidores públicos e profissionais liberais acusados de invadir e depois vender grandes fazendas em Tocantins.

A PF vai agora investigar se existe relação entre o grupo e os grileiros acusados de envolvimento no assassinato da freira americana Dorothy Stang e de trabalhadores rurais no Pará.

A suspeita é que alguns grupos de grileiros atuam em conjunto nos dois estados, marcados por vastas extensões de terras não fiscalizadas pelo poder público.

¿ Queremos saber se existem ligações entre estes grileiros e os crimes no Pará ¿ afirmou a chefe da operação, a delegada federal Andréia Cristina de Vasconcelos Canal.

Entre os presos estão Luís Carlos Fagundes, segurança de um ex-candidato a prefeito de Bandeirantes, o advogado Ronaldo de Sousa Assis, os peritos criminais Vamberto dos Santos, João Filho Pereira dos Santos e a tabeliã Lucinete de Souza da Silva.

O grupo é acusado de invadir terras da União, forjar títulos e vender as propriedades para plantadores de soja do Paraná e do Rio Grande do Sul interessados. Em alguns casos, de acordo com as informações obtidas pela polícia, o grupo vendia e depois tomava de volta a propriedade ameaçando de morte compradores e agregados.

Numa dessas transações, a organização criminosa vendeu uma fazenda de aproximadamente mil hectares por R$400 mil e, em seguida, obrigou o comprador a assinar um novo contrato desfazendo o negócio. Os criminosos teriam até expulsado da fazenda os empregados do comprador.

A PF nega ter deflagrado a operação como uma resposta ao assassinato da freira e afirma que a ação estava planejada há mais de 15 dias.