Título: RURALISTAS DIVERGEM SOBRE LEI DE BIOSSEGURANÇA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O País, p. 9

Alguns aliados de Severino querem votar texto do Senado, incluindo células-tronco; outros querem fatiar para agradar a religiosos

Os acordos que levaram Severino Cavalcanti à presidência da Câmara já provocam atritos entre seus aliados. Enquanto alguns deputados da bancada ruralista garantem que o candidato assumiu que manteria o texto do projeto de Biossegurança aprovado no Senado, que trata dos transgênicos e das pesquisas com células-tronco de embriões humanos, outros afirmam que o acordo inclui apenas a parte referente aos transgênicos. Isso agradaria à bancada religiosa, que apoiou Severino e é contra as pesquisas com células embrionárias.

Segundo os deputados Odacir Zonta (PP-SC) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS), coordenadores da bancada ruralista, na sabatina feita antes da eleição Severino deixou claro que colocaria em votação o texto de Biossegurança votado pelos senadores. Heinze diz que vai trabalhar para aprovar as pesquisas com embriões humanos, tão esperadas pela comunidade científica, mas rejeitadas de forma veemente pela bancada evangélica e por deputados que representam a Igreja Católica.

¿ Os cientistas nos ajudaram muito no processo no Senado. Não podemos abandoná-los. Eu vou trabalhar para manter o texto com o um todo ¿ diz Heinze (PP-RS).

Zonta confirma:

¿ Na sabatina, ele aceitou nossa proposição de votar o texto que veio do Senado.

Severino disse que bancadas terão que se entender

Já Ivan Ranzolini (PP-RS) disse que o compromisso de Severino com os ruralistas é apenas com os transgênicos.

¿ Ele tem compromisso de pôr em pauta a Biossegurança, mas a parte das células-tronco não diz respeito a transgênicos, pode separar e aprovar de forma fatiada ¿ disse Ranzollini.

Votar de forma fatiada significa que a parte que interessa à comunidade científica poderá ser prejudicada, pois iria para outro projeto e não teria o apoio de grupos fortes, como o dos ruralistas. Severino, que já se declarou contra qualquer forma de clonagem e pesquisas com embriões humanos, pode estar mudando de opinião. Mas anteontem, na primeira entrevista coletiva como presidente da Casa, disse que vai deixar que as bancadas ruralista e evangélica se entendam antes de o projeto ir ao plenário.