Título: PT APÓIA DIREITA CONTRA TUCANOS EM SÃO PAULO
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O País, p. 10

Partido se opõe à candidatura de Edson Aparecido na Assembléia para dar o troco ao PSDB, que ajudou a eleger Severino

SÃO PAULO. Com o objetivo de dar o troco no PSDB pela eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) para presidente da Câmara, a bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo articula apoio a um candidato de direita na disputa pela presidência da Casa contra o tucano Edson Aparecido. Com isso, o partido também dificultaria a vida do governador Geraldo Alckmin (PSDB), possível adversário de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial de 2006.

Os nomes que podem ser apoiados pelo PT são três: Roque Barbieri (PTB), Salim Curiatti Jr. (PP), ex-malufista, e Rodrigo Garcia, líder do PFL.

Segundo o presidente do PT, José Genoino, o partido propôs um acordo nacional ao PSDB. Os tucanos votariam em Luiz Eduardo Greenhalgh em troca de apoio a Edson Aparecido. Além de recusar o acordo, os tucanos votaram em Severino e no candidato avulso do PT, Virgílio Guimarães. O líder da bancada petista na Assembléia, Candido Vaccarezza, confirma a articulação.

¿ De fato houve uma proposta e os tucanos não aceitaram porque são prepotentes. O que é certo é que o PT não terá candidato. Em defesa da Assembléia vamos articular os partidos para defender um Legislativo independente do Executivo ¿ disse o líder, negando, porém, que o partido esteja negociando nomes.

O nome mais citado hoje é o de Roque Barbieri, que já é chamado na Assembléia de ¿Roque Cavalcanti¿. Assim como o novo presidente da Câmara, Barbieri centra sua pré-campanha em questões corporativas, como o pagamento de benefícios atrasados aos deputados. Folclórico, o deputado, na quarta legislatura, também é conhecido como ferrenho defensor do combate às drogas.

Contra ele pesa a subordinação ao líder do PTB paulista, Campos Machado, aliado dos governos tucanos há dez anos, desde o governo de Mário Covas, morto em 2001, e detentor de centenas de cargos no governo estadual. O PSDB espera tirá-lo da disputa oferecendo a segunda secretaria.

Outro nome cogitado é o de Salim Curiatti Jr. Filho de um aliado histórico do ex-prefeito Paulo Maluf, Curiatinho, como é conhecido, é o maior candidato a herdeiro do malufismo. No ano passado, porém, abandonou Maluf ao anunciar apoio a José Serra no segundo turno da eleição municipal, depois de ter posado ao lado do ex-prefeito dizendo que apoiaria Marta Suplicy.

¿A situação na Assembléia é quase vergonhosa,¿ diz líder

O terceiro alvo das especulações é Rodrigo Garcia, líder do PFL. Parceiro inseparável do vice-prefeito, Gilberto Kassab, Garcia estaria descontente por ter ficado de fora do acordo interno firmado no PFL. Nas contas do PT, cerca de 40 dos 94 deputados estão descontentes com a escolha de Aparecido.

¿ A situação na Assembléia é quase vergonhosa. A Casa é subordinada ao Executivo e há dois anos não funciona uma CPI. Além disso o PSDB não respeita o critério da proporcionalidade ¿ disse Vaccareza.

O PT tem 23 deputados contra 21 tucanos. Aparecido disse que o PSDB vai buscar novamente uma candidatura única e justificou o fato de o partido não abrir mão da presidência.

¿ O PT tem a maior bancada individualmente mas o PSDB é o partido que aglutina a maioria da Assembléia ¿ disse Aparecido.