Título: CAMPO MAJORITÁRIO QUER PAULO ROCHA LÍDER DO PARTIDO
Autor: Flávio Freire e Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O País, p. 11

Deputados articulam substituição de Aldo por João Paulo Cunha

BRASÍLIA. Assim como impuseram a indicação de Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) como candidato à presidência da Câmara, deputados do Campo Majoritário, tendência que é maioria no PT, trabalham agora pela eleição do deputado Paulo Rocha (PA) para o cargo de líder do partido. Eles querem garantir a indicação de Rocha e levar o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) para o Ministério, de preferência no lugar do ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo.

As negociações ainda estão em andamento e o novo líder só será escolhido terça-feira. Rocha aposta no sucesso dessa articulação, já que o Campo Majoritário tem a maioria da bancada (60 de 91 deputados). Parte da bancada, no entanto, deseja que o novo líder seja João Paulo.

Aliados resistem àpretensão dos petistas

A pretensão dos petistas de voltar ao comando da coordenação política esbarra na resistência dos aliados. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou as tentativas dos petistas de desestabilizar Aldo.

- A saída de Aldo agrava o problema com a base aliada. Na visão dos aliados isso é ceder mais espaço para o PT e enfraquecer a coalizão - afirmou Renan.

Com a perda da presidência da Câmara, falta espaço para acomodar as estrelas petistas na Casa. Por isso, os acordos anteriores podem não ser cumpridos. Alguns deputados do Campo Majoritário acreditam que o novo líder deve ter mais capacidade para enfrentar embates em plenário, mas ficam constrangidos em vetar Rocha, que tem mais habilidade na articulação de bastidores.