Título: GENOINO CULPA PT E GOVERNO FEDERAL POR DERROTA
Autor: Flávio Freire e Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O País, p. 11

Em mea-culpa por escrito, presidente do partido admite erros; outro dirigente rebate críticas de Tarso Genro

O presidente nacional do PT, José Genoino, culpou o governo Lula e o próprio partido pela derrota do candidato governista na eleição à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). Em artigo divulgado no site do PT, ele afirma que o excesso de medidas provisórias editadas pelo governo e o fato de a direção do partido não ter consultado a opinião dos aliados sobre o perfil do candidato contribuíram para a derrota petista.

A vitória de Severino Cavalcanti (PP-PE) desencadeou um tiroteio verbal na cúpula do partido. Ontem, o secretário de relações internacionais, Paulo Ferreira, respondeu agressivamente, também no site do PT, às críticas do ministro da Educação, Tarso Genro, à atuação de Genoino no episódio.

O presidente do PT fez um mea-culpa no artigo em que classifica a derrota de Greenhalgh como dura e de largo alcance. Genoino diz que a quantidade de medidas provisórias abalou a relação do governo com a Câmara. "Um dos problemas deste relacionamento equívoco reside no excesso de medidas provisórias. É preciso estabelecer, de fato, uma nova regulamentação do uso de MPs, e o governo, por seu lado, precisa ser mais seletivo e econômico na utilização desse instrumento", diz.

Resistência a Greenhalgh foi desconsiderada

Sob o título "As razões e a superação da derrota", Genoino admite que o PT não levou em conta a resistência dos deputados ao nome de Greenhalgh. "Os aliados também não foram consultados quanto a opiniões e avaliações acerca do candidato que desejavam. Este foi outro erro."

A candidatura avulsa de Virgílio Guimarães (PT-MG) também foi apontada como uma das razões da derrota. "O surgimento da candidatura avulsa de Virgílio Guimarães, rompendo com o princípio da unidade partidária, impediu a consolidação e a ampliação da candidatura de Greenhalgh", diz Genoino, que classifica de revanchista e inconseqüente a atitude da oposição.

Como lição extraída da derrota, Genoino afirma que o PT precisa estabelecer um novo modelo de relacionamento com seus aliados no Congresso, "levando em conta as demandas legítimas das partes e a necessidade de aprofundar o diálogo e o entendimento". Essa regra, diz, também serve para a relação do governo com a base.

Secretário petista critica ministro da Educação

Também no site do PT, Paulo Ferreira, escalado pela direção do partido, verbalizou o descontentamento com as declarações de Tarso, que criticou a atuação de Genoino, durante o processo eleitoral na Câmara."Quem criou problemas e trouxe prejuízos para o PT no último período foi ele. Tarso deveria ter mais humildade ao fazer críticas ao partido. O ministro deveria se preocupar mais com as questões da sua pasta e menos com a disputa interna do PT", diz Ferreira no site, com o aval da cúpula petista.

Anteontem, Genoino ameaçou ir à imprensa para responder a Tarso, que o acusou de agir como "presidente do partido do governo" e não do PT.

- Fui chamado quando já existia o incêndio - disse Genoino.

Em 4 de março a executiva petista deve se reunir para avaliar a derrota e, em especial, a situação de Virgílio. A cúpula é favorável a uma suspensão.