Título: O CANSATIVO PREÇO DA VITÓRIA
Autor:
Fonte: O Globo, 19/02/2005, O País, p. 8

Desde que conseguiu derrotar o PT e o governo na terça-feira de madrugada, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), não consegue dormir ou descansar em paz. Alvo de uma marcação cerrada por parte de líderes e colegas do PP, funcionários da Casa, e de parlamentares que estão em situação delicada, como André Luiz (sem partido-RJ) , ameaçado de cassação, ele não tem tido sossego.

Ontem foi procurado até pelo líder do governo, Professor Luizinho (PT-SP), que está ameaçado de perder o cargo. Severino fez sua estréia na residência oficial: recebeu para almoço os prefeitos petistas Marcelo Déda, de Aracaju, e João Paulo Silva, de Recife. Para a casa, levou apenas uma mala de roupas e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. No novo endereço, era a imagem da felicidade.

Na véspera, entrou pela madrugada em companhia de companheiros do PP e de alguns integrantes da Mesa. Ontem, foi a vez dos petistas.

¿ Estou muito feliz, exultante, mas não é pela paparicação. É pelo que vamos fazer juntos ¿ disse Severino, depois do almoço em que os prefeitos foram entregar a reivindicação para o Congresso aprovar o projeto que aumenta o repasse do Fundo de Participação dos Municípios.

Na conversa com os petistas, Severino disse que estava sendo preconceituosa a reação das elites à sua eleição:

¿ O presidente Lula veio de Pernambuco e venceu as elites. Também vim de lá e derrotei a aristocracia no Congresso. Agora o prefeito de Recife, João Paulo, é presidente da Frente Nacional dos Prefeitos. O sangue dos pernambucanos está muito bom...

Segundo Déda, o novo presidente da Câmara está radiante:

¿ Fomos lá lhe dar os parabéns. Uma diplomaciazinha nunca é demais.

Dona Amélia, a primeira dama da Câmara, participou do almoço e lembrou a luta do marido quando chegou, quase como retirante de Pernambuco, a São Paulo. Ela é de Aparecida do Norte e, logo que começaram a namorar, seus pais não aprovaram o relacionamento.

¿ Ele sempre enfrentou dificuldades, até para casar comigo ¿ disse ela.

¿ Então o Severino tem know-how de derrotar paulista há muito tempo, né? ¿ completou Déda, fazendo piada com o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, do PT de São Paulo, derrotado por Severino na disputa da presidência da Câmara.

Na volta ao gabinete, ontem à tarde, Severino fez elogios aos petistas, dizendo que tinha aprendido muito com Déda e com João Paulo, no Congresso e em Recife.

¿ Como os dois são muito inteligentes, estou tomando um pouco da inteligência deles para que eu possa acertar com meus pares ¿ disse Severino.

Nos últimos dias, o gabinete da presidência da Câmara tem ficado escancarado e acontece ali uma romaria. Até a ex-deputada Maria Elvira (PMDB-MG) reapareceu ontem para uma conversinha com Severino. Mas são os deputados Pedro Corrêa (PP-PE), e o segundo vice-presidente, Ciro Nogueira (PP-PI), os parlamentares que se transformaram em sombras do novo presidente da Câmara. Corrêa estava no almoço com os petistas.

Ontem à tarde, no gabinete, o assédio era tamanho que Severino precisou se trancar no banheiro com duas mulheres, uma delas sua nora, para ter um pouco de privacidade. Ele disse que está adorando a residência oficial.

¿ A casa é uma maravilha! Levei para lá só umas poucas camisas e uns poucos ternos, e minha imagem de Nossa Senhora Aparecida. Lá tem tudo, não precisa levar mais nada.