Título: PMS CHEFIARAM SEM-TETO EM GOIÂNIA
Autor:
Fonte: O Globo, 19/02/2005, O País, p. 11

Três PMs, um da ativa e dois da reserva, estão entre os chefes do movimento de sem-teto detidos após a desocupação de uma área em Goiânia, na quarta-feira. O 3º sargento da reserva Agildo Vagner Jaime e o cabo Fernando Freitas, também da reserva, permaneciam presos ontem, a exemplo do principal chefe do movimento, Américo Novaes. O soldado Marco Antonio de Campos, o único do grupo que está na ativa, foi solto após prestar depoimento.

A Polícia Civil abriu três inquéritos sobre a ocupação e a desocupação da área de cerca de 120 hectares no Parque Oeste Industrial, em Goiânia, invadida por três mil famílias desde maio. A ação policial resultou em duas mortes, que são investigadas num dos inquéritos.

Polícia investiga denúncias de venda irregular de lotes

Outro inquérito, aberto em novembro, trata de denúncias de venda irregular de lotes e levou a Justiça a expedir 23 mandados de prisão contra chefes do movimento de sem-teto.

O delegado Waldir Soares, responsável pelos inquéritos, disse que 11 dos 23 chefes haviam sido detidos até ontem, mas apenas o sargento e Novaes continuavam presos. Os demais teriam sido liberados após prestar depoimento e devem ser processados por formação de quadrilha e constituição irregular de loteamento. A PM, porém, informou que o cabo também permanece detido, pois responde a inquérito policial-militar.

Na tentativa de barrar a ação da polícia, os moradores cavaram valas, ergueram barricadas e queimaram pneus. Quinze armas foram apreendidas. O delegado acredita que os policiais usaram seus conhecimentos para orientar a resistência.

Ontem, o Ministério Público de Goiás descartou a possibilidade de haver mais mortos. Denúncias de execuções durante a reintegração de posse levaram promotores e percorrer o Parque Oeste Industrial, acompanhados de ex-moradores, peritos e uma escavadeira. Até às 22h de anteontem, eles vasculharam os lugares indicados nas denúncias, mas não encontraram cadáver algum.