Título: DESEMPENHO ENCERRA CICLO DE TRÊS ANOS DE RETRAÇÃO
Autor: Flávia Oliveira e Ênio Vieira e Fernanda Medeiros
Fonte: O Globo, 18/02/2005, Economia, p. 23

Vendas do comércio sobem 9,25% em 2004, após três anos de baixa

Massa salarial maior e acesso a crédito fizeram a diferença, diz o IBGE

A recuperação chegou, enfim, à porta do comércio varejista do país: as vendas subiram 9,25% em 2004, informou ontem o IBGE, encerrando um ciclo de três anos de retração. É o primeiro resultado positivo desde o início da série histórica de 2001. O aumento da massa salarial e o acesso ao crédito para o consumo foram os principais fatores da reação das vendas, explicou Nilo Macedo, analista da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O desempenho mostrou que nem a retomada da alta da Taxa Selic, a partir de setembro, paralisou o movimento de volta às compras.

- A continuidade das vendas em diversos segmentos comerciais mostra que a alta dos juros básicos não afetou o movimento de volta às compras - disse o economista João Carlos Gomes, da Fecomércio-Rio.

As cinco atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta nas vendas na comparação entre dezembro de 2004 e o mesmo mês de 2003. O destaque ficou para móveis e eletrodomésticos, com crescimento de 23,46%; e veículos, com 18,70%. A seguir, aparece o grupo hiper e supermercados, com 12,62%.

- O que mais contribuiu para resultado final foi a retomada das vendas de bens duráveis em dezembro, depois da indicação de estabilidade nos dois meses anteriores, e a manutenção da trajetória de alta dos não-duráveis - disse Felipe Pinheiro, economista do Ipea, concordando que a alta da Selic foi inócua para segurar o ritmo de expansão do comércio em 2004.

Na sua opinião, a tendência é que as vendas do comércio continuem reagindo na comparação entre janeiro de 2005 e janeiro de 2004. A alta dos juros, diz Pinheiro, deve começar a minar essa expansão daqui por diante.

No ano, a receita nominal do comércio aumentou 12,97% no ano passado sobre 2003.

Rio e São Paulo tiveram bons resultados na pesquisa

Fora Roraima e Acre, todos os estados registraram vendas maiores na comparação entre dezembro de 2004 e o mesmo mês do ano anterior. No resultado mensal, as vendas cresceram 11,43%.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro contribuíram para o bom resultado. São Paulo, com participação de quase 35% na pesquisa, manteve a dianteira: no ano, as vendas físicas cresceram 8,93% e, em dezembro, 11,36%. No Rio, o volume de vendas subiu 6,85% no ano - abaixo da média nacional - mesmo após expansão de 7,81% em dezembro de 2004 (sobre dezembro de 2003).