Título: O SUPERESPIÃO DE BUSH
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O Mundo, p. 28

Embaixador polêmico, Negroponte é indicado para comando da Inteligência Nacional dos EUA

John Negroponte, veterano e polêmico diplomata americano, atual embaixador dos Estados Unidos no Iraque, foi nomeado ontem pelo presidente George W. Bush para controlar as 15 agências - civis e militares - de espionagem do país. Ele vai administrar a verba de US$40 bilhões anuais distribuída entre elas, e terá o poder de influir no orçamento de cada uma, determinando como o dinheiro será usado - segundo afirmou o próprio Bush.

Além disso, como diretor de Inteligência Nacional, cargo criado há dois meses, Negroponte, 65 anos, controlará todas as informações colhidas pelas agências e será o principal conselheiro do presidente em assuntos da área.

- Se vamos parar os terroristas antes que eles ataquem, devemos assegurar que nossas agências de inteligência trabalhem como uma única e unificada empresa - disse Bush ao anunciar a escolha.

Ele deixou claro que o embaixador será, daqui por diante, a sua fonte primordial de informações colhidas pelas agências de espionagem: um verdadeiro czar da inteligência.

- Quem controla o dinheiro e tem acesso ao presidente geralmente tem muita influência. E é por isso que John Negroponte terá muita influência. Ele é experiente. Entende os centros de poder em Washington. Ele terá acesso diário a mim e será o meu principal informante - afirmou Bush, acrescentando que confiava muito na capacidade de julgamento de Negroponte.

O posto foi criado pelo Congresso seguindo a sugestão da comissão que analisou as falhas de inteligência na prevenção do 11 de Setembro. Uma das principais conclusões foi que não havia troca de informações entre as agências. Altos funcionários do governo revelaram, confidencialmente, que o embaixador não era a primeira opção de Bush. Pelo menos outras três pessoas foram sondadas, mas recusaram. Negroponte, embaixadador em Bagdá desde junho, agradeceu:

- Aprecio a sua confiança ao me escolher para o que, sem dúvida, será a missão mais desafiadora que já assumi em mais de 40 anos de serviços ao governo.

Críticas à atuação em Honduras

Para assumi-la, porém, Negroponte ainda terá de ser aprovado pelo Senado. Ainda que a maioria do Partido Republicano possa garantir sua aceitação, é provável que ele volte a enfrentar ali momentos incômodos, como em 2001, quando sua nomeação como embaixador dos EUA na ONU foi submetida ao Congresso.

A sua confirmação levou seis meses para ser obtida, depois de incisivos interrogatórios por senadores democratas, principalmente devido a críticas ao trabalho como embaixador em Honduras (1981-1985), quando pilotou a estratégia secreta do presidente Ronald Reagan para derrubar o governo sandinista na vizinha Nicarágua.

Transformada num refúgio de anti-sandinistas, conhecidos como Contras, Honduras também serviu como base de militares americanos e agentes da CIA, que assessoravam os insurgentes. O chefe da polícia local, general Gustavo Alvarez, comandava um esquadrão da morte que liquidava quem apoiava os sandinistas.

Negroponte é acusado por grupos de direitos humanos de tolerar abusos e a criação de um centro clandestino de detenção e tortura na base aérea El Aguacate, que os EUA usavam para armar e treinar os Contras. Cerca de 200 ativistas de direitos humanos, líderes religiosos e críticos dos militares desapareceram na época.

- Com base em documentos do Departamento de Estado e da CIA, parece que o embaixador sabia muito mais sobre os abusos dos direitos humanos perpetrados pelo governo do que contou a nós - disse o senador democrata Christopher Dodd, que estará novamente no grupo encarregado de sabatinar Negroponte.

"Ele é experiente. Entende os centros de poder em Washington. Ele terá acesso diário a mim e será o meu principal informante"

GEORGE W. BUSH - Presidente dos EUA

"Há duas correntes de análise sobre John Negroponte. Uma é a de que ele é um ilustre diplomata de carreira. A outra é que ele é um crápula"

LARRY BIRNS - Diretor do Conselho de Assuntos Hemisféricos