Título: CELSO AMORIM SE REÚNE COM LÍDERES ÁRABES PARA LIBERTAR REFÉM BRASILEIRO
Autor: Célia Costa e Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O Mundo, p. 29

Presidente da ANP diz que tentará ajudar no resgate de Vasconcellos

Em viagem pelo Oriente Médio, o ministro do Exterior, Celso Amorim, fez apelos às autoridades com quem se reuniu pela libertação do engenheiro João José Vasconcellos Júnior, que trabalha para a Odebrecht no Iraque e está seqüestrado há mais de um mês. Amorim esteve ontem com o chanceler da Jordânia, Hani Mulki, e foi recebido, em Ramallah, na Cisjordânia, pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e pelo primeiro-ministro Ahmed Qorei. Em todos os encontros, o ministro pediu ajuda para o caso do brasileiro.

As autoridades com quem Amorim conversou, segundo o Itamaraty, ficaram sensibilizadas com o apelo e disseram que continuarão a prestar todo o apoio que o governo solicitar no caso.

- Estou determinando ao nosso embaixador no Iraque que interceda junto às autoridades e, se possível, faça contato com os extremistas para que esse brasileiro saia de lá vivo e com saúde - disse Abbas, em entrevista à Rede Globo.

Mulher de refém passa mal com imagens de italiana

Mais cedo, em entrevista à BBC Brasil, Amorim disse que seria difícil imaginar uma saída diplomática para o caso porque o brasileiro foi detido por um grupo de radicais islâmicos. O grupo Esquadrões al-Mujahedin assumiu o seqüestro do engenheiro. Portanto, sua libertação não dependeria só de gestões diplomáticas junto a outros países.

- Não se pode falar em uma saída diplomática porque não estamos lidando com um governo, estamos lidando com um movimento, não sabemos bem nem a natureza do que foi - disse o ministro na entrevista.

A mulher do brasileiro, Tereza Vasconcellos, passou muito mal anteontem ao ver o vídeo no qual a jornalista italiana Giuliana Sgrena, que é refém de terroristas no Iraque, implora por sua vida. A mulher do engenheiro ainda está abalada com a cenas e, segundo o irmão do engenheiro, Luiz Henrique, sua presença na manifestação marcada para sábado em São Paulo não está confirmada.