Título: IRAQUE: XIITAS OBTÊM MAIORIA EM ASSEMBLÉIA
Autor:
Fonte: O Globo, 18/02/2005, O Mundo, p. 29

A coalizão de partidos religiosos xiitas Aliança Iraquiana Unida conseguiu a maioria na Assembléia Nacional do país por uma escassa margem de dois assentos. De acordo com o resultado oficial das eleições de 30 de janeiro, o grupo, ligado ao aiatolá Ali al-Sistani, obteve 48% dos votos e ficará com 140 das 275 cadeiras do órgão, que elaborará a próxima Constituição do Iraque.

A segunda força na casa será o bloco curdo, com 75 assentos (26% dos votos), e em terceiro vem o grupo do primeiro-ministro Iyad Allawi, um xiita secular, com 40 cadeiras (14% dos votos). A minoria sunita, que governou o Iraque durante a ditadura de Saddam Hussein, boicotou amplamente o pleito, que teve um índice de comparecimento às urnas de 58%

No entanto, os líderes iraquianos insistem que os sunitas devem participar do processo político para legitimá-lo.

- Não poderemos considerar a Constituição completa a menos que todos os iraquianos tomem parte em sua elaboração - enfatizou Ibrahim Jaafari, principal candidato da Aliança Iraquiana Unida ao cargo de primeiro-ministro.

É necessária uma maioria de dois terços para indicar o presidente e os dois vices, o próximo passo no processo eleitoral. Em seguida, os três nomearão um premier e um Gabinete. A expectativa é de que a Aliança e o bloco curdo façam um acordo.