Título: EM PERNAMBUCO, RESERVA É COBIÇADA
Autor:
Fonte: O Globo, 20/02/2005, O País, p. 3

O cacique Marcos Kuxuru vive em uma das reservas indígenas mais cobiçadas pelos grileiros de Pernambuco: são 27.555 hectares em Pesqueira, a 214 quilômetros de Recife. Além dos nove mil índios espalhados em 24 aldeias, cerca de cem fazendeiros ocupam a área. O pai de Marcos, o cacique Chicão, foi morto em 1998. Os fazendeiros pagaram R$50 mil a um pistoleiro. Em 2003, Marcos escapou de uma emboscada, mas dois kuxurus morreram.

¿ O líder dos kuxurus tem um mandado da OEA que obrigaria o governo a lhe dar proteção, mas isto não é cumprido ¿ diz a advogada do Conselho Missionário Indigenista (Cimi), Rosane Lacerda.

As execuções são freqüentes, e até o filho do pajé foi morto. Mais de 150 grileiros já foram expulsos. Segundo Marcos, em todos os assassinatos que denunciam, os índios acabam como suspeitos e são humilhados. Sua mãe foi a primeira acusada pela morte de seu pai, até a confissão de um pistoleiro.

¿ Os poderosos não querem a nossa agricultura familiar. E o governo só quer exportar, antes de arrumar nossa casa ¿ reclama o cacique Kuxuru.