Título: `A ESCOLTA DEVERIA TER DURADO MAIS TEMPO¿
Autor:
Fonte: O Globo, 20/02/2005, O País, p. 3

O juiz Jorge Vieira foi o primeiro magistrado do país a aplicar uma sentença contra exploração do trabalho escravo. Numa dessas decisões, ele multou a poderosa e rica família Mutran, do Pará, em R$1,3 milhão, a maior multa já aplicada envolvendo esse tipo de crime. Vieira é juiz em Marabá e atua em outras cidades do Pará, estado que detém os piores índices de violência no campo e campeão também em exploração da mão-de-obra escrava. O juiz já foi ameaçado de morte, mas não abandona a área.

O ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho Francisco Fausto pediu escolta da Polícia Federal para o juiz, em 2003. A proteção durou quatro dias. O juiz vive em Marabá e leva uma vida normal.

¿ Desde 2003 sou ameaçado. A escolta deveria ter durado mais tempo. Quando o governo resolve erradicar crimes de grilagem de terra e trabalho escravo tem que estar aparelhado para isso ¿ disse Vieira.

O juiz conheceu a missionária americana Dorothy Stang há quatro anos. Ele conta que a irmã, naquela época, relatava as ameaças que recebia e teria pedido proteção de vida ao Estado. Ficou sem resposta.