Título: POVO NÔMADE ESTÁ AMEAÇADO PELA PISTOLAGEM
Autor:
Fonte: O Globo, 20/02/2005, O País, p. 3

Na chamada Terra do Meio, no Pará, incluída no pacote ambiental do governo, uma outra tribo indígena está ameaçada pela pistolagem: os ugorogmo-arara, um dos últimos povos nômades do Brasil. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o grupo tem cerca de 40 indígenas, que não conseguem mais sair para pescar ou caçar em suas próprias terras.

É a mesma região onde os madeireiros do Pará protestaram no início do mês, conseguindo um recuo do governo nos planos de manejo da floresta e combate à retirada ilegal de madeira.

¿ Não será uma surpresa se houver uma tragédia ali. O governo está mais que avisado ¿ disse a advogada Rosane Lacerda, do Cimi, que acompanha casos de líderes indígenas sob ameaça de morte.

Os ugorogmo-arara afirmam que a invasão de madeireiros e jagunços na aldeia Cachoeira Seca, onde vivem, tem sido constante. O povo ugorogmo tem apenas 17 anos de contato com a civilização.

Sua aldeia é a Cachoeira Seca, localizada nos municípios de Uruará, Altamira e Rurópolis. Passados 11 anos da demarcação da terra, eles continuam sofrendo invasões de madeireiros, pescadores e posseiros.

Os trabalhos de demarcação foram suspensos no ano passado e a equipe da Funai responsável pela demarcação das terras foi retirada da área. O governo ainda não tomou providências, segundo a advogada do Cimi. De acordo com ela, falta uma ação concreta para impedir a ação dos madeireiros e garantir a segurança dos indígenas da região.