Título: SEVERINO: `GOVERNO TEM DE RECONHECER VALOR DO PP¿
Autor:
Fonte: O Globo, 21/02/2005, O País, p. 5

Seis dias depois da vitoriosa eleição para a presidência da Câmara, o deputado Severino Cavalcanti (PE), viu-se transformado em estrela maior de seu partido, o PP. E o deputado pareceu gostar muito do novo papel. Num evento do partido que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em Rio Verde, em Goiás, Severino disse que o governo tem de reconhecer logo o valor do PP e dar ao partido um bom ministério. O presidente da Câmara também atacou o presidente do PT, José Genoino, pedindo sua destituição do cargo.

¿ O governo tem de reconhecer o valor do PP. Se (eles) querem esperar, prefiro que ele (o presidente Lula) faça rápido (a reforma), e convoque um dos grandes líderes que temos no partido para ministro. O valor do ministério quem dá é o ministro. Qualquer um que vier para o PP vai ser um dos mais cobiçados ¿ disse Severino.

Para presidente, sua eleição aumenta importância do PP

O novo presidente da Câmara disse que, se pudesse escolher, seu partido deveria comandar o Ministério da Fazenda:

¿ É para tomar conta de tudo ¿ justificou.

Como grande atração do dia, Severino não deu importância ao fato de suas posições sobre a reforma ministerial contrariarem declarações do presidente do partido, Pedro Corrêa (PE) e do líder, José Janene (PR). Logo depois da eleição, ambos diziam que o PP não estaria mais interessado numa vaga no primeiro escalão federal, pois a presidência da Câmara representava um poder bem maior que ministérios sem verba. Severino argumentou que o partido é democrático e que ele tinha outras idéias.

O apoio do PP ao governo no Congresso foi considerado uma credencial importante para a entrada do partido na equipe ministerial. Severino reconheceu o poder de sua eleição para atrair novos parlamentares e afirmou que isso deve ser levado em conta pelo governo na hora de compor a equipe:

¿ O presidente da Câmara é a terceira autoridade do país. É evidente que alavanca (o partido). Se não alavancar, é porque seríamos imbecis. Provamos que não somos imbecis porque ganhamos. O PP tem quadros. Vamos fazer valer isso e mostrar ao presidente que damos todo o apoio. Ele agora vão fazer a reforma e é claro e evidente que o PT terá uma participação efetiva e afetiva ¿ disse Severino, que não pareceu importar-se com o calor intenso nem com o assédio dos deputados federais, prefeitos e vereadores que foram ao churrasco oferecido pelo PP no Centro de Tradições Gaúchas de Rio Verde.