Título: DEPUTADO DIZ QUE GENOINO FALA ASNEIRAS
Autor:
Fonte: O Globo, 21/02/2005, O País, p. 5

As críticas do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), ao presidente do PT, José Genoino, foram uma resposta a declarações do petista ao apresentador Serginho Groismann, do programa ¿Altas Horas¿, da TV Globo. O deputado foi informado pela imprensa de que Genoino, na entrevista, lamentara sua eleição e o acusara de transformar a Câmara num grande sindicato.

Severino afirmou que deve a vitória ao presidente do PT, pelos erros que ele cometeu. Com ironia, disse sentir-se grato por isso. E aconselhou o presidente Lula a não seguir a orientação do companheiro de partido.

¿ Fui eleito graças à incapacidade de Genoino. Não quero muito diálogo com ele, senão vou errar, tomar medidas erradas, porque ele só fala asneiras. Não preciso de Genoino para nada. É reconhecido como um grande trapalhão ¿ afirmou Severino.

Mais tarde, ele explicou o tom duro que usou:

¿ Tenho amabilidade e carinho, mas não estou aqui para ser desancado e ficar calado. Se o presidente Lula continuar dando força a Genoino, vamos ter derrotas fragorosas, porque ele só prega a desordem ¿ afirmou.

Genoino reagiu dizendo que Severino não deve se meter em assuntos internos do PT. e negou que tivesse feito críticas pessoais a ele.

¿ O PT tem autonomia. A gente não se mete nos assuntos do PP e nem o PP deve se meter nos assuntos internos do PT. Não vou bater boca com o presidente da Câmara e nem destratá-lo. Tenho uma relação respeitosa com Severino, apesar das divergências ¿ rebateu.

Planos de fazer a velha Arena voltar à ativa

O cacife da vitória contagiou os companheiros de Severino. O presidente do PP, Pedro Corrêa, tem planos de fazer renascer a Arena ¿ legenda que sustentava o regime militar e deu origem ao PDS, depois PPB e atual PP. O deputado Pedro Canedo (PP-GO), tratou Severino como ¿general eleitoral¿ e apostou alto:

¿ O momento é propício para o PP crescer, no vácuo da eleição de Severino. Agora podemos ter um ministério de peso, ou dois ministérios.

As contas dos dirigentes do PP são ambiciosas. No aeroporto, onde 250 pessoas aguardavam o jatinho que trazia Severino, alugado pelo partido por R$3,2 mil, as estimativas eram de chegar a 80 deputados. Hoje, a bancada tem 50.