Título: RECEITA FEDERAL CANCELA SETE MILHÕES DE CPFS
Autor:
Fonte: O Globo, 21/02/2005, Economia, p. 14

A Receita Federal cancelou no fim de semana o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de sete milhões de contribuintes que ficaram dois anos consecutivos sem acertar as contas com o Fisco. Com isso, ficam impedidos de tirar passaporte, abrir conta em banco, obter financiamento ou participar de concurso público.

Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, os contribuintes só tinham até a última sexta-feira para regularizar a situação. Quem deixou de entregar a declaração de ajuste do IR de pessoa física pode regularizar a situação de seu CPF apenas com o envio do documento ao Fisco. Já aqueles contribuintes que não entregaram a declaração de isento terão mais trabalho.

Regularização no BB, na Caixa ou nos Correios

Como a Receita não aceita o documento com atraso e o prazo acabou no dia 30 de novembro, o contribuinte terá que ir a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e pagar uma taxa de R$4,50 para regularizar o CPF. Segundo Adir, o procedimento para quem está com o CPF pendente ou suspenso é o mesmo.