Título: A NOVA CARA DO PS
Autor:
Fonte: O Globo, 21/02/2005, O mundo, p. 17

Partido com nomes conhecidos na esquerda internacional, como Mário Soares e o atual presidente da Internacional Socialista, António Guterres, o Partido Socialista português conquistou sua maior vitória eleitoral liderado por um novo tipo de político. José Sócrates, de 47 anos, é considerado o principal integrante da nova escola de políticos portugueses, na qual muitas vezes uma boa presença diante das câmeras vale mais do que um história marcante na Revolução dos Cravos, que em 1974 livrou o país da ditadura fascista.

Admirador do primeiro-ministro britânico Tony Blair, Sócrates se tornou conhecido no cenário político português como um dos mais assíduos participantes de debates televisivos, em que disputava argumentos com membros da direita portuguesa. Muitos destes duelos foram travados com o primeiro-ministro derrotado ontem, Pedro Santana Lopes, ele também um expoente do estilo político-ator.

Integrante do PS desde 1981, Sócrates teve de vencer em setembro, na disputa pela liderança do partido, o poeta Manuel Alegre e o ex-prefeito de Lisboa, João Soares, filho de Mário Soares, que fora derrotado em sua tentativa de reeleição por Santana Lopes.

Considerado um moderado dentro do PS, é aliado de Guterres, de uma corrente diferente da de Mário Soares.