Título: PORTUGAL DÁ VITÓRIA HISTÓRICA A SOCIALISTAS
Autor:
Fonte: O Globo, 21/02/2005, O mundo, p. 17

Liderados pelo ex-ministro do Meio Ambiente José Sócrates, os socialistas conseguiram a sua primeira maioria absoluta no Parlamento português após as eleições realizadas ontem. Pesquisas indicavam a vitória do PS (Partido Socialista) com cerca de 49% dos votos. A campanha de Sócrates foi centrada na estabilidade e na recuperação econômica do país.

Os resultados, segundo analistas, indicam a vontade dos eleitores de tirar o PSD (Partido Social Democrata, de direita) do poder e confiar aos socialistas a difícil tarefa de retirar Portugal da sua maior crise econômica em 30 anos. O país tem um índice de desemprego de 7%, o maior em sete anos, possui os piores indicadores de educação da União Européia e não consegue atrair investimentos estrangeiros.

Comparecimento às urnas é menor do que em 2002

Os eleitores compareceram às urnas em número menor do que o registrado nas últimas eleições no país, em 2002, quando os índices chegaram perto de 62%. Se confirmadas as pesquisas de boca de urna, os socialistas terão oito cadeiras a mais do que precisariam para conseguir a maioria absoluta no Parlamento, no que já é considerado o seu melhor desempenho nas urnas.

Um porta-voz do partido considerou as projeções o indício de ¿um resultado memorável para o PS¿. Já o PSD amarga o seu pior resultado na História, com menos de 29% dos votos. Os comunistas ficaram em terceiro lugar, seguidos pelo Partido Popular, de direita. Ainda não foram computados os votos de eleitores portugueses que vivem fora do país.

As eleições antecipadas foram convocadas pelo presidente, o socialista Jorge Sampaio, que disse ter perdido a confiança no premier Santana Lopes, que ficou apenas quatro meses à frente do governo. Santana Lopes, ex-prefeito de Lisboa, substituiu José Manuel Durão Barroso como primeiro-ministro em julho, quando este saiu para ser presidente da Comissão Européia.

Sampaio disse haver a necessidade de uma reforma nas estruturas do governo para retomar o crescimento econômico e que um novo mandato era a melhor opção para conseguir isso.

País tem o quarto governo em três anos

Esse será o quarto governo em três anos nessa nação de cerca de 9 milhões de habitantes e a mais pobre da Europa Ocidental. As pesquisas mostram que muitos portugueses acreditam que qualquer governo eleito não será capaz de resolver todos os problemas econômicos. Apesar do sucesso dos socialistas nas urnas, analistas dizem que não há um grande entusiasmo no país pelo governo de José Sócrates, considerado moderado demais por alguns simpatizantes do seu próprio partido

¿ Não vou votar porque já sei que o Partido Socialista vai ganhar. É vergonhoso, Sampaio entregou a vitória aos socialistas ¿ disse Henrique Ferreira, referindo-se à decisão do presidente Jorge Sampaio de convocar eleições antecipadas.

José Sócrates votou em seu domicílio eleitoral, em Covilhã, uma cidade montanhosa a cerca de 240 quilômetros a noroeste de Lisboa.

¿ Este é um momento para as pessoas falarem. E acredito que vamos falar de uma maneira muito clara ¿ disse no começo do dia, já confiante na vitória.