Título: PARA LEVI-STRAUSS, BRASIL FOI EXPERIÊNCIA MARCANTE
Autor:
Fonte: O Globo, 22/02/2005, O País, p. 12

Intelectual fala das transformações do país no século XX, que produziram uma `revolução mental¿

O Brasil representa a ¿experiência mais importante¿ da vida do etnólogo Claude Levi-Strauss, um dos mais influentes intelectuais franceses do século passado. Às vésperas do início do Ano do Brasil na França, Levi-Strauss, de 96 anos, rompeu o silêncio com a mídia por ocasião da homenagem francesa ao Brasil, que começa em março.

Em longa entrevista publicada ontem no jornal ¿Le Monde¿, Levi-Strauss fala sobre os anos em que viveu no país durante a década de 30 e das mudanças que o surpreenderam na única vez em que retornou ao Brasil.

¿ O Brasil representa a experiência mais importante de minha vida, pela distância e contraste, e também porque determinou minha carreira ¿ disse.

Na entrevista, o autor de ¿Tristes Trópicos¿ afirma que tem ¿uma dívida profunda¿ com o Brasil, onde chegou em 1935, aos 27 anos, para lecionar sociologia na Universidade de São Paulo, e ficou até 1939. Levi-Strauss só retornou em 1985, numa viagem de cinco dias.

Foi aqui que o intelectual deu os primeiros passos na etnologia. Estudou povos amazônicos, como os índios bororos, numa experiência que serviu de base para a construção de sua teoria antropológica.

Preso no trânsito de São Paulo

Sobre a volta ao Brasil, em 1985, numa viagem em que acompanhou o então presidente francês François Mitterrand, em visita de Estado, Levi-Strauss diz que o país havia se transformado em outro.

¿ Ainda que muito curta, a estada produziu em mim uma verdadeira revolução mental: o Brasil havia se transformado totalmente em outro país.

Ele lembra da São Paulo que conhecera nos anos 30, ¿uma cidade de um milhão de habitantes¿, e a compara com uma de mais de 10 milhões, ¿já sem os rastros da época colonial¿. Conta que ficou impressionado com a cidade, onde um episódio no trânsito o marcou: tendo desistido de rever a casa onde morou, ¿sem dúvida não existiria mais¿, quis visitar a rua, mas passou a manhã preso em engarrafamentos. E não chegou.

O francês destaca que a relação entre o homem e a natureza talvez tenha se rompido no Brasil e que o país, que se desenvolveu de modo tão considerável, tem com a natureza a mesma política da Europa durante a Idade Média, ¿de destruí-la para instalar a agricultura¿.

Em 1985, Levi-Strauss também se surpreendeu num sobrevôo ao território dos bororos. Pôde observar as aldeias, com suas estruturas circulares, mas notou a existência de pistas de aterrissagem. Na entrevista, diz que os povos indígenas da Amazônia foram ¿mais ou menos exterminados¿ e afirma que só subsistem entre 5% e 10% da população original. Mas destaca que os grupos fizeram contatos uns com os outros e sabem agora que não estão sozinhos no Universo.