Título: IR TERÁ VOLUME HISTÓRICO DE DECLARAÇÕES
Autor:
Fonte: O Globo, 22/02/2005, Economia, p. 21

A Receita Federal espera receber este ano 20 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. Essa quantia ¿ 6,4% superior aos 18,8 milhões entregues em 2004 ¿ é a maior prestação de contas ao Leão da História do país. O prazo para fazer o ajuste com o Fisco começa no dia 1º de março e vai até 29 de abril. O número recorde de declarações previsto para este ano é, em parte, resultado do congelamento da tabela do IR. Sem corrigir os valores tributados, a Receita na prática passou a cobrar de contribuintes que antes eram isentos e que tiveram aumento de salário por causa de inflação.

Mesmo quem já pagava IR pode se preparar para uma mordida maior este ano. Segundo especialistas em tributação, com a tabela congelada, quem recebeu dissídio salarial ou qualquer aumento de renda, mesmo que inferior à inflação, vai pagar mais imposto ou receber uma restituição menor.

O tributarista Ilan Gorin afirma que o abono concedido pelo governo ¿ entre agosto e dezembro, a base de cálculo para quem tem IR recolhido na fonte foi reduzida em cem reais, para compensar o congelamento da tabela ¿ é incapaz de evitar, na maioria dos casos, o aumento da tributação. E alerta aos contribuintes: esses R$500 de abono (foram cem reais por cinco meses, entre agosto e dezembro) devem ser declarados como rendimento isento no ajuste deste ano.

O governo decidiu recentemente corrigir em 10% a tabela do IR, mas os novos valores só valem de 2005 em diante. Portanto, as declarações que devem ser entregues a partir de março, cujo ano-base é 2004, não serão beneficiadas. A única vantagem imediata, com a nova tabela, será a redução do imposto retido na fonte a partir de janeiro de 2005.

Uma novidade na declaração de 2004 é que os contribuintes poderão obter, em bancos autorizados pela Receita ou com o próprio Fisco, uma certificação digital. Trata-se de um cartão magnético com dados pessoais e o número do CPF, com o qual pode-se acompanhar com detalhes o processamento da declaração.