Título: Lula: `O Brasil tem lei, não é terra de ninguém¿
Autor:
Fonte: O Globo, 23/02/2005, O País, p. 5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a escalada de violência no Pará que resultou no assassinato da missionária americana Dorothy Stang é culpa de uma ação orquestrada de empresários do setor madeireiro com o objetivo de inibir as ações do governo na região. Lula afirmou que o governo não vai mais tolerar a grilagem de terras e que os que estiverem em situação irregular terão que sair da área. Segundo o presidente, o Brasil não é uma ¿terra de ninguém¿.

¿ Nossa tarefa agora é legalizar todas as terras possíveis e acabar com a grilagem. Quem tiver terra grilada, o governo vai tomar conta dessa terra, porque o Brasil não é terra de ninguém. Este país tem governo, tem lei e a lei vale para o presidente e vale para um pistoleiro. Portanto, eu quero dizer aqui, neste assentamento, que acabou! ¿ avisou Lula, durante a cerimônia de implantação do programa Luz Para Todos no assentamento Geraldo Garcia, em Sidrolândia (MS), a 70 quilômetros de Campo Grande.

Lula acusou madeireiros de contratarem jagunços para matar posseiros e disse que os assassinatos provocaram um contra-ataque do governo:

¿ Os madeireiros podem saber que a morte da freira, em vez de colocar o governo recuado, vai deixar o governo mais ativo. A impunidade, companheiros, acabou. Já foi preso o assassino, já foi preso o outro suspeito, e agora queremos chegar ao mandante, porque queremos acabar com essa história de alguns empresários comprarem glebas de terras de milhares de hectares em algumas regiões mais distantes do nosso país, contratarem jagunços e mandarem matar quem está lá organizado, como estavam os trabalhadores rurais.

Corte de madeira só com autorização, afirma Lula

Segundo Lula, as desgraças ocorridas nas últimas semanas são um incentivo para o governo:

¿ Nós, agora, vamos aproveitar essa desgraça que eles fizeram para que a gente possa moralizar a questão fundiária no Pará e no Brasil. Eles podem ficar certos de que o governo assumiu as dores daqueles que querem fazer justiça social neste país. E vamos fazer com que a terra se transforme num bem de todos.

No início do ano, madeireiros do Pará chegaram a interromper o tráfego em algumas rodovias do estado em protesto contra a suspensão dos planos de manejo florestal por parte do governo na região.

¿ O Estado vai certificar as nossas florestas e quem quiser cortar madeira vai ter que ter autorização do Estado brasileiro ¿ disse Lula.