Título: PMDB TENTA ESCOLHER O LÍDER DA BANCADA DE NOVO
Autor:
Fonte: O Globo, 23/02/2005, O País, p. 12

O líder do PMDB, José Borba (PR), voltou a ser destituído ontem do cargo, que agora está sendo ocupado pelo deputado Saraiva Felipe (MG). A ala oposicionista do PMDB apresentou à Mesa da Câmara uma lista com 44 assinaturas, de uma bancada que ontem era de 84 deputados, fazendo a substituição do atual líder. Saraiva convocou para hoje uma reunião da bancada para que o líder seja eleito pelo voto. Há quase duas semanas os dois grupos travam uma luta diária pelo controle da liderança.

¿ É o caos, estou zonzo! ¿ disse Geddel Vieira Lima (BA), depois de um dia tentando articular uma saída consensual que atenda aos dois grupos.

Os principais caciques do PMDB estavam tentando realizar uma reunião ontem à noite para pôr um fim ao impasse. Foram chamados para sentar à mesa o presidente do partido, Michel Temer (SP), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL). Os governistas já concordam em escolher um novo líder pelo voto, em vez da escolha por lista de assinaturas, mas decidiram não comparecer à reunião convocada para hoje, alegando que Saraiva não tem autoridade para chamá-la.

Para o deputado Henrique Eduardo Alves (RN) esta votação deveria ser marcada para daqui a um mês, tempo necessário para pacificar as relações partidárias.

¿ Já tenho votos para ser reconduzido. Mas não vamos a esta reunião ¿ afirmou José Borba.