Título: VIRGÍLIO PARTICIPA DE REUNIÃO DO PT PELA PRIMEIRA VEZ DEPOIS DA DERROTA
Autor:
Fonte: O Globo, 23/02/2005, O País, p. 12

O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) participou ontem pela primeira vez de uma reunião da bancada do PT depois da derrota que ele, como candidato avulso, e Luiz Eduardo Greenhagh (PT-SP), candidato oficial, sofreram na eleição para a presidência da Câmara. Ele tentou aparentar tranqüilidade e, indagado sobre o episódio, voltou a dizer que avisou ao PT e ao governo desde o início sobre a resistência ao nome de Greenhalgh.

Ao chegar ao plenário onde se realizaria a reunião, Virgílio percorreu as bancadas, cumprimentando os companheiros. Entre eles, Greenhalgh, que estava na primeira fila. Virgílio deu um tapinha nas costas de Greenhalgh, que se virou e cumprimentou-o secamente.

Virgílio sentou-se no local onde estavam os parlamentares da esquerda do PT, ficando ao lado de Chico Alencar (RJ).

¿ Foi o lugar que achei ¿ disse o deputado mineiro, que nega ter sentido hostilidade por parte dos colegas.

O deputado Carlito Merss (SC), no entanto, reagiu de forma dura à presença de Virgílio:

¿ Não cumprimentei e, se ele tivesse me cumprimentado, viraria a cara. Não aceito traidor.

Mesmo negando ter sido vitima de hostilidade, Virgílio ficou pouco tempo na reunião. Deixou o debate para dar entrevistas e foi embora da Câmara por volta das 20h30m quando a bancada ainda nem tinha começado a discutir o processo de escolha do novo líder. Defendeu o nome do colega Paulo Rocha (PA).

Para evitar que Virgílio e seus aliados causassem constrangimentos no ato público pelos 25 anos do partido, marcado para 19 de março em Belo Horizonte (MG), a direção do PT transferiu a comemoração para Recife. Segundo José Genoino, presidente do partido, a crise envolvendo Virgilio ainda não terminou.

¿ A ferida aberta ainda não cicatrizou. Devido a atitudes de companheiros que atuaram na campanha do Virgílio, vamos fazer o ato em Recife. A mudança de cidade é uma decisão acertada do diretório. Teremos uma festa à altura dos 25 anos do PT ¿ disse Genoino.