Título: FILHA FUGITIVA DE PINOCHET É DETIDA EM WASHINGTON E PEDE ASILO POLÍTICO
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2006, O Mundo, p. 30

Lucía viajou para a Argentina um dia antes da audiência marcada na Justiça

WASHINGTON e SANTIAGO. A filha mais velha do ex-ditador chileno Augusto Pinochet foi detida ontem por autoridades no aeroporto da capital americana quando tentava entrar nos EUA, e acabou pedindo asilo político a Washington. Ines Lucía Pinochet fugiu para a Argentina domingo, um dia antes de sua mãe e três irmãos serem presos, acusados de uma fraude de US$6 milhões contra o fisco e envio ilegal de dinheiro ao exterior.

Lucía foi detida na área internacional do aeroporto às 7h, antes de entrar em território americano. Ela é considerada uma fugitiva da Justiça no Chile, por ter desrespeitado a intimação.

Rodrigo García, filho de Lucía, disse que ela não estava fugindo, mas fazendo uma viagem já planejada. A versão, porém, não convenceu muitos chilenos, pois a intimação fora entregue com antecedência e havia grande expectativa no país pela possibilidade de a família do ex-ditador ser presa, o que acabou acontecendo. Eles estão respondendo ao processo em liberdade, depois de pagarem fiança.

¿ Teoricamente, as autoridades americanas deveriam mandá-la de volta para Buenos Aires, de onde partiu, a não ser que ela decida voltar voluntariamente para o Chile ¿ disse o chanceler chileno, Ignacio Walker.