Título: LULA PARTICIPA DE CERIMÔNIA EM ASSENTAMENTO
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 27/01/2006, O País, p. 8

CEF e Incra assinarão convênio para dar casa a sem-terra em SP

ANDRADINA (SP). Dando seqüência à sua agenda de inaugurações em ano eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje, em assentamento de sem-terra na pequena Castilho, na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, da assinatura de um convênio entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Incra que libera R$250 milhões para habitação dos beneficiados pela reforma agrária.

Grande parte dos assentados ainda vive em barracas de lona, outros na antiga sede da fazenda. Os que têm renda mais alta, ganham cerca de R$300 por mês. Muitos trabalham como empregados nas fazendas da região. A energia elétrica ainda não atende todas as famílias, que também sofrem com a falta de água. Só um poço atendia todo o assentamento até dezembro, quando foi cogitada uma visita de Lula ao local e o Incra abriu outro poço.

O projeto deve beneficiar os 12 mil assentados de São Paulo e 70% da verba vêm do FGTS. A CEF e o Incra disseram que o benefício será ampliado para o restante do Brasil, mas não souberam informar o montante destinado aos demais estados.

A solenidade acontece no assentamento Nossa Senhora Aparecida, onde 59 famílias ligadas ao Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf, vinculado à CUT e com métodos mais brandos que os do MST) vivem há seis meses em 1.057 hectares. Eles passaram um ano e três meses acampados em frente à fazenda até conseguir a desapropriação da área.