Título: DE OLHO NOS MINISTÉRIOS
Autor: Adriana Vasconcelos e Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 27/01/2006, O País, p. 10

Corregedores da CGU fiscalizarão contas

BRASÍLIA. A Corregedoria-Geral da União (CGU) criou cargos de corregedores para fiscalizar as contas e as atividades de cada um dos ministérios do governo. Esses funcionários serão subordinados diretamente à CGU, para dar mais autonomia ao trabalho. A medida integra o Sistema Nacional de Correição. Também será implementada a Secretaria Nacional de Prevenção à Corrupção e de Informações Estratégicas.

As duas iniciativas são frutos da reestruturação da CGU, decretada pelo presidente Lula e publicada na edição de quarta-feira do Diário oficial da União. Segundo a assessoria da CGU, não haverá aumento de despesa para os cofres públicos, pois não foi preciso criar cargo adicional.

Caberá aos corregedores, que serão designados nos próximos dias pelo ministro da CGU, Waldir Pires, apurar denúncias de desvio de dinheiro e punir os responsáveis na esfera administrativa. Ainda neste ano, outras 80 vagas para funcionários concursados serão preenchidas nas corregedorias.

Entre as competências da Secretaria de Prevenção à Corrupção e de Informações Estratégicas está o acompanhamento da evolução patrimonial dos agentes públicos federais.