Título: QUADRILHA NA ESPANHA TRAFICAVA BRASILEIRAS
Autor:
Fonte: O Globo, 27/01/2006, O País, p. 10

Polícia prende 42 pessoas envolvidas em prostituição e venda de drogas e armas

MADRI. Uma organização dedicada à introdução ilegal de mulheres brasileiras na Espanha para exercer a prostituição foi desarticulada pela polícia numa operação em que foram detidas 42 pessoas nas Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico. Entre os presos estão 12 espanhóis, sete colombianos, dois brasileiros, um índio e um argentino, que também usavam as mulheres para levar drogas e armas para a Espanha. Foram presas 19 mulheres, a maioria delas brasileira, por estada ilegal na Espanha.

Os responsáveis pela organização são acusados de crime contra os direitos de cidadãos estrangeiros, os direitos dos trabalhadores, prostituição e associação ilícita. A Justiça espanhola pediu a prisão preventiva de sete dos presos. Na operação, que começou em julho passado, a polícia encontrou clubes e apartamentos nos quais se exercia a prostituição.

Em 2004, o Ministério Público Federal do Brasil alertou a polícia espanhola sobre a existência de uma organização de imigração ilegal que levava mulheres brasileiras para o país. A quadrilha arregimentava mulheres e pagava a viagem delas para a Espanha, onde deveriam pagar as despesas do deslocamento se prostituindo, carregando armas ou cocaína.