Título: UNIVERSITÁRIOS MORTOS EM ACIDENTE NO PERU SÃO ENTERRADOS EM MINAS GERAIS
Autor:
Fonte: O Globo, 27/01/2006, O País, p. 10

Avião da FAB também trouxe 34 sobreviventes; quatro não voltaram

BELO HORIZONTE. Os corpos dos quatro estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais que morreram no acidente de ônibus em Arequipa, no Peru, chegaram ontem de madrugada a Belo Horizonte no vôo da FAB que também trouxe 34 sobreviventes. Eles iriam participar do Fórum Social Mundial, em Caracas, na Venezuela. No desembarque misturaram-se a alegria do reencontro e a dor da perda de filhos, irmãos e amigos.

No enterro do estudante Thiers Lage Bicalho Bretas a mãe, Solange, leu uma carta que ele deixou antes de viajar. Na carta, lida por ela, versos da música ¿Mamãe coragem¿, de Caetano Veloso e Torquato Neto: ¿Mamãe, mamãe, não chore, a vida é assim mesmo. Eu fui embora. Mamãe, mamãe, não chore. Eu nunca mais vou voltar por aí...¿ Solange não imaginava que seria a carta de despedida do filho. A outra filha, Tâmara, também estava no ônibus e teve ferimentos no joelho direito.

Feridos mais graves serão trazidos em avião especial

Três universitários com estado de saúde mais delicado foram levados de ambulância do aeroporto para o Hospital das Clínicas. Quatro estudantes ficaram no Peru. Dois ainda internados, sem condições de viajar, e outros dois acompanhantes, além do pró-reitor da UFMG, Jaime Ramirez. Eles devem ser trazidos num avião especial.

A polícia peruana investiga se o ônibus estava em alta velocidade. O motorista Adelson Fagundes também voltou a Belo Horizonte com os estudantes. Mesmo sem ferimentos, foi levado ao Hospital das Clínicas, pois está emocionalmente abalado.

Para o estudante Sérgio Henrique, o motivo do acidente pode não ser a velocidade.

¿ Ele não estava correndo. A curva era muito fechada. O freio falhou e o ônibus tombou.

Outros dois estudantes de Belo Horizonte foram sepultados à tarde: Pedro Coelho D¿Ávila Correa e Roberto Tadeu de Melo Barbosa. O corpo da estudante Tais Palmerston, namorada de Thiers, foi levado de avião para Uberaba, onde também foi sepultado na tarde de ontem.