Título: JARDIM OCEÂNICO TEM 300 FOCOS
Autor: Luiz Ernesto Magalhães
Fonte: O Globo, 27/01/2006, Rio, p. 11

Os 500 bombeiros mobilizados para ajudar no combate à dengue encontraram ontem, em seu primeiro dia de trabalho, cerca de 300 focos de Aedes aegypti no Jardim Oceânico e imediações, na Barra da Tijuca. E também enfrentaram problemas: mesmo estando uniformizados, foram barrados em 50 imóveis.

¿ Em alguns casos, chegamos aos prédios no horário de almoço dos porteiros e não havia quem nos acompanhasse. Mas creio que, em vários desses casos, o acesso não foi permitido porque os moradores temiam o risco de assaltos ¿ disse Hamilton Garcia, assessor técnico da Divisão de Fatores de Risco Biológico da Secretaria estadual de Saúde.

Ao todo, 1.037 imóveis foram vistoriados. Outros 367 casas e apartamentos deixaram de ser inspecionados porque nenhum morador foi encontrado no local.

Hoje, agentes da Secretaria municipal de Saúde começam pela Barra o Plano Verão de Combate à Dengue na orla do Rio. Nos próximos dias, os técnicos pretendem distribuir no calçadão e na areia cerca de 500 mil impressos, entre cartazes ventarolas, folhetos, adesivos e broches. Os funcionários dos 311 quiosques existentes entre o Leme e o Pontal também serão treinados para identificar focos do mosquito.