Título: MULHER CONFESSA INTEGRAR ESQUEMA DE COMUNICAÇÃO NOS PRESÍDIOS DO RIO
Autor: Ana Claudia Costa
Fonte: O Globo, 27/01/2006, Rio, p. 17

Ela foi presa com dois quilos de cocaína encomendados por detento

Presa por policiais federais anteontem em Volta Redonda com dois quilos de cocaína, quando vinha de ônibus de São Paulo para o Rio, Maria Isabel Madeira Rocha, de 20 anos, revelou em depoimento que faz parte do esquema de comunicação por celulares e radiotransmissores usado por detentos em presídios do Rio. Ela trazia a cocaína de São Paulo para entregar a uma pessoa na rodoviária de Niterói.

Durante o trajeto, Isabel manteve contato todo o tempo, por celular, com o traficante conhecido como Jabá, que está no presídio de Tremembé, em São Paulo, e com o traficante que ela identificou como Sapão, preso no Complexo Penitenciário da Frei Caneca (unidade que não dispõe de bloqueador de celulares).

Isabel contou que em São Paulo recebeu a cocaína de uma mulher conhecida como Luana ou Tia Magrinha, citada por traficantes presos em Bangu III em conversas por radiotransmissores. Tia Magrinha seria responsável pelo transporte de drogas e armas e pelo pagamento de propinas a policiais do Rio. Segundo a polícia, a mulher, que faz viagens constantes a São Paulo, é ligada ao traficante Luiz Carlos Gomes Jardim, o Luiz Queimado, preso em Bangu III.

Desde quarta-feira, o bandido e seu irmão Paulo César Jardim, o Paulinho Madureira, estão em regime disciplinar diferenciado em Bangu III. A medida foi tomada após a Secretaria de Administração Penitenciária descobrir que eles mantinham contato com traficantes fora do presídio com o uso de radiotransmissores, num esquema revelado pelo GLOBO

Sapão, segundo Isabel, encomendou a cocaína a São Paulo pelo celular. Ela contou que a droga iria para morros de Niterói e São Gonçalo controlados pela facção criminosa de Luiz Queimado.

A Polícia Federal chegou a Isabel após investigações sobre o esquema de venda e transporte de drogas entre Rio e São Paulo. Policiais souberam que uma jovem mantinha contato com presos da Frei Caneca e que ia trazer a cocaína de São Paulo. A droga estava escondida numa mala.

Depois das medidas adotadas pela Secretaria de Administração Penitenciária, que trocou traficantes de galerias em Bangu III, os presos não voltaram a falar em radiotransmissores na noite de anteontem.