Título: CRESCE NÍVEL DE INSTRUÇÃO DOS TRABALHADORES
Autor: Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 27/01/2006, Economia, p. 19

RIO e BRASÍLIA. Os trabalhadores com pelo menos 11 anos de estudo ¿ o equivalente ao ensino médio ¿ já representam metade dos ocupados nas seis maiores regiões metropolitanas do país. Enquanto os mais jovens enfrentam dificuldade para conseguir trabalho, os mais velhos, com idade superior a 50 anos, ocuparam espaço e em 2005 responderam por 18% das vagas. Em três anos da atual pesquisa de emprego do IBGE, é possível constatar pequenas mudanças estruturais no mercado de trabalho brasileiro.

Em 2003, os trabalhadores até 24 anos representavam 19,5% dos ocupados. Em 2005, essa parcela caiu para 18,2%.

¿ Eles podem estar enfrentando mais dificuldade ou sendo mais criteriosos. É o caso de quem se dedica ao estudo e procura emprego, mas recusa as ofertas ruins ¿ afirma Márcio Ferrari, analista do IBGE.

Em 2004, muitos jovens foram empurrados para o mercado de trabalho para ajudar a recompor a renda de suas famílias. Com os ganhos de rendimento obtidos nos últimos meses, esses jovens podem ter deixado de procurar emprego.

A melhora de qualidade no mercado de trabalho ¿ as vagas com carteira assinada cresceram 6% em dezembro, contra no mesmo mês de 2004 ¿ veio acompanhada de mais exigência por instrução. Os postos de trabalho para quem tem 11 anos ou mais de estudo cresceram 6,7%. Enquanto isso, as vagas destinadas a quem tem até 3 anos de estudo recuaram 5,3%.

O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, comemorou ontem a queda do desemprego no país.

¿ É um resultado extremamente positivo. Mesmo com um crescimento que será aquém do que gostaríamos, haverá distribuição de renda através de geração de renda, subindo em 2% ¿ afirmou. (Luciana Rodrigues e Cristiane Jungblut)